A primeira seletiva estadual para deficientes dentro dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo foi realizada na piscina aquecida da ABD, na última quarta-feira (15). A coordenação foi das Secretarias Estaduais de Esporte e Lazer e do Direito da Pessoa com Deficiência. 
De acordo com o técnico Júlio Cesar Monteiro, pelo segundo ano consecutivo, Dracena foi escolhida para ser uma das sedes da seletiva em função do Projeto Clube Escolar Paralímpico, desenvolvido pela Associação de Pessoa com Deficiência Física de Dracena em parceria com a Academia Estilo Livre, com o apoio financeiro do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Secretaria de Estado do Direito da Pessoa com Deficiência.
Além da implantação do Projeto Clube Escolar Paralímpico foi também levado em consideração o resultado obtido no ano passado por integrantes deste, como a medalha de bronze nas Paralímpiadas Escolares (Nacional) da paranadadora Ana Paula Paulino e as medalhas de prata e bronze de Dalton Isaias O. Ferreira e Gabriel R. Cardozo nos Jogos Abertos do Interior, que aconteceu em Bauru.
Participaram paranadadores com deficiências físicas, visuais e intelectuais das cidades de Presidente Prudente, Jales, Maracaí, Paraguaçu Paulista, Assis e Dracena em um programa de 30 provas em um único período.
Os alunos do Projeto Ver, Ouvir e Movimentar se apresentaram em maior número (nove alunos) sendo quatro intelectuais, dois físicos e três visuais. Lideraram a maioria das provas disputadas, sendo que ainda acontecerá mais duas seletivas, sendo mais uma para o interior em Franca, no dia 5 de junho e uma para a capital e região, na segunda-feira (20). Após a realização destas, somente os oito melhores paranadadores de cada deficiência do Estado serão convocados para a Seletiva Paulista, que está marcada para o dia 5 de agosto em São Paulo, onde se definirá o selecionado paulista que representará o Estado nas Paralímpiadas Escolares 2013, que acontecerá entre os dias 25 de novembro a 1º de dezembro, novamente em São Paulo. As informações são do técnico Monteiro.
SERVIÇO – O Projeto Clube Escolar Paralímpico, que tem suas atividades na Academia Estilo Livre, está com algumas vagas para alunos matriculados nas escolas municipais, estaduais e particulares de Dracena e região. Interessados devem ligar para (18) 3821-5816.