Na última sessão ordinária do legislativo, o vereador Pedro Gonçalves Vieira apresentou indicação ao prefeito, para ele “estude a possibilidade de parcelamento dos débitos municipais, bem como a isenção de multas e juros. De acordo com o parlamentar pessedista, “a medida facilitará que munícipes saldem dívidas em atraso do IPTU, ISS e Emdaep.
Longe da unanimidade
Outros representantes da câmara, em mandatos anteriores, empunharam a mesma bandeira. E a repercussão foi a mesma: alguns contribuintes aplaudiram a ideia e muitos não a endossaram. Os contrários argumentaram, com razão, que ao pagar os tributos em dia nunca receberam uma “colher de chá” do órgão arrecadador do município. Acrescentaram que o parcelamento e a isenção de taxas poderiam incentivar os inadimplentes a repetirem a estratégia, todos os anos.
Não poderiam faltar
Durante a reunião da casa de leis, percebeu-se o número elevado de solicitações para a implantação de redutores de velocidade, em vias públicas, pleito constante da população junto a seus vereadores. Outros aspectos ligados ao trânsito também foram alvo de indicações, assim como a instalação de novas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em bairros da periferia.
Os ônus e os bônus
Anteontem, o prefeito José Antonio Pedretti (PR) esteve na secretaria estadual de Esportes para estudar a forma de solucionar as pendências relativas aos Jogos Regionais do ano passado. E garante que obteve verba que propiciará a construção de moderna área de lazer no jardim Brasilândia, perto do campo de futebol “Raimundão”.
Convém adiar
Se a distinta leitora ou o esforçado leitor agendou consulta no Hospital Estadual de Presidente Prudente, é bom protelar. O sindicato dos trabalhadores públicos da Saúde (Sindsaúde) protocolou denúncia, na Vigilância Sanitária Estadual, alertando para os riscos de contaminação de pacientes e funcionários, em virtude de obras realizadas dentro da unidade. A direção da instituição nega qualquer perigo.
Longe da meta
Amanhã, encerra-se a campanha de vacinação contra a gripe, abrangendo crianças e idosos. Até anteontem, a secretaria estadual da Saúde do estado confirmava a imunização de 67% da população-alvo, perdendo na região sudeste para Espírito Santo (73,54%) e Minas Gerais (73,19%). No sul, os objetivos foram alcançados, com destaque para Santa Catarina que superou a meta, vacinando 85,43%.
Vai começar a festa
Hoje, o Diário Oficial da União deve publicar edital com todas as normas das provas do Enem, previstas para 26 e 27 de outubro. A equipe montada para cuidar do exame, emitiu uma informação, no mínimo, confusa: “A partir deste ano, os erros de português só serão desconsiderados quando forem uma ‘excepcionalidade’ e ‘quando não caracterizem reincidência’. O objetivo é evitar que redações com poucos desvios gramaticais ou convenções de escrita recebam a nota máxima na prova”.
Tem sentido
A companheira Dilma Roussef nomeou Guilherme Afif Domingos para ministro das Micro e Pequenas Empresas. O tucano Geraldo Alckmin até agora não sinalizou com sua defenestração do cargo de vice. Segundo um amigo nosso, por enquanto, o simpatizante de Paulo Maluf é meio ministro e meio vice-governador.