O secretário de Estado americano, John Kerry, confirmou nesta segunda-feira, depois de um encontro com o chanceler do Brasil, Antonio Patriota, em Washington, que a presidente Dilma Rousseff deverá visitar o colega Barack Obama em outubro que vem. A data será, provavelmente, o dia 23.
O encontro é apresentado como uma visita de Estado, categoria diplomática mais alta concedida a governantes estrangeiros.
Análise: Obama resiste, mas críticos questionam se mandato acabou
Esta deverá ser a primeira visita de Estado formal de um líder brasileiro aos EUA em quase duas décadas.
O sucessor de FHC, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no país para se encontrar com George W. Bush (em 2003 e 2007) e Barack Obama (em 2009), sem o mesmo status. O último presidente brasileiro a fazer uma visita de Estado aos EUA foi Fernando Henrique Cardoso, em 1995.
Uma visita de Estado, que inclui elaboradas formalidades como um jantar formal e uma cerimônia militar no momento da chegada, é geralmente reservada para os parceiros estratégicos mais próximos de Washington.
Kerry afirmou também que quer assistir à Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, visitará o Brasil na semana de 26 de maio, em uma viagem que inclui Colômbia e Trinidad e Tobago.
Roberto Stuckert Filho/Divulgação PR | ||
Dilma Rousseff recebe cumprimentos do presidente Barack Obama após discurso na ONU, em setembro do ano passado |