A Associação de Capoeira Filhos de Abaeté de Dracena foi convidada para participar do curso de capoeira com o contramestre Busca Longe (bicampeão mundial de capoeira) do Grupo Muzenza, conhecido internacionalmente, em Santo Anastácio, no último sábado (11). O grupo dracenense tem oito anos de existência e é coordenado pelo mestre Charles, professora Sheila e contramestre Roberto. Esta foi a terceira vez que a equipe recebeu o convite para o curso.
HISTÓRIA – O Grupo Muzenza de Capoeira, foi fundado em 1972, no Rio de Janeiro, tendo como fundador, Paulo Sérgio da Silva (Mestre Paulão), oriundo do grupo Capoarte de Obaluaê, do Mestre Mintirinha (Luís Américo da Silva).
Em outubro de 1975, chegou a Curitiba, o mestre Burguês (Antônio Carlos de Menezes), que depois de lecionar nos bairros do Méier e Madureira, no Rio, decidou fundar mais um núcleo do Grupo Muzenza no sul do Brasil, implantando e desenvolvendo uma metodologia e uma filosofia própria, voltada para as raízes da capoeira, tendo introduzido essa modalidade em clubes, quartéis, escolas, academias, comunidades carentes e comunidades negras.
Mais de 15 mil alunos, já passaram pelo Grupo Muzenza de Curitiba, e hoje o Grupo se faz presente em 26 estados brasileiros, e 35 países, buscando sempre os fundamentos e as raízes da capoeira através de muita pesquisa. Desde 1975, o Grupo passou a ser presidido pelo mestre Burguês.