A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente está desenvolvendo em parceria com a Coordenadoria de Assistência Tecnica e Integral (CATI), um projeto de localização e cadastramento das nascentes de água nos perímetros urbano e rural de Dracena.
O objetivo é a preservação dos mananciais para médio e longo prazos, aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da água no subsolo e garantir o abastecimento ao município no futuro.
Para encontrar as nascentes, a Secretaria do Meio Ambiente está utilizando fotografias e o levantamento de georreferenciamento feito por GPS pela Cati. “É um trabalho de garimpagem, pois além dessas informações técnicas, moradores da área urbana ou proprietários rurais nos indicam onde há uma nascente e vamos ao local, registramos, fotografamos e as cadastramos, explica a bióloga da Secretaria, Arielen Casagrande.
Segundo a bióloga e a engenheira ambiental da Secretaria, Flávia Campos, assim que localizadas é verificado se a nascente está sendo recuperada ou cercada. “Uma boa parte dos proprietários rurais já as cercaram e estão fazendo o reflorestamento no entorno, preservando-as”, informam.
Após a localização, o passo seguinte do projeto será protegê-las com cercas onde isso não ocorre e fazer o reflorestamento, plantando árvores em volta das nascentes numa extensão de 30 metros, como exige a legislação ambiental.
“Ainda não se tem a quantidade de mananciais existentes no município, mas certamente passa de 300, mas alguns foram aterrados e não há como saber onde nascem”, informam a bióloga e a engenheira ambiental.
Entre os exemplos das dificuldades de localização dos mananciais, citados pela bióloga é o que passa sob o paço municipal e outros que correm embaixo de construções. No projeto também é utilizado como referência de localização, o mapa de hidrologia do município.
PROTEÇÃO- As cercas que serão instaladas no entorno das nascentes, conforme a bióloga e a engenheira ambiental serão para prevenir contra o contato de animais, evitando que as sujem e o reflorestamento faz com que absorvam melhor a água das chuvas, aumentando o lençol freático e melhorando a qualidade da água.
A água que abastece Dracena é extraída dos lençóis freáticos, por meio de poços profundos. A proposta do projeto em preservar as nascentes é disponibilizar no futuro, uma quantidade maior de água, com qualidade. “As nascentes fazem parte do lençol freático e com a preservação irão abastecer os poços profundos em quantidade e qualidade”, enfatizam.
MUNICÍPIO VERDE AZUL- A conservação das nascentes também auxilia na pontuação do Programa Município Verde e Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Os municípios melhores classificados no Programa são beneficiados em acessos a convênios com o governo estadual e recebem maquinários como pá-carregadeiras para serviços nos aterros sanitários.
Os resultados do projeto da Secretaria Municipal depende muito, segundo Casagrande, da conscientização dos proprietários rurais e áreas urbanas. O projeto conta com a supervisão do secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Antenor José de Oliveira Filho.