Ao colocar os pés na concentração brasileira, Neymar terá de se desligar de todo o alvoroço provocado por sua transferência ao Barcelona. Pelo menos este é o desejo do técnico Luiz Felipe Scolari, que contará com a ajuda de outros departamentos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para atingir seu objetivo na preparação para o duelo diante da Inglaterra, domingo, no Estádio do Maracanã.
A comissão técnica decidiu que não haverá liberação do jogador para uma despedida na Vila Belmiro no próximo sábado, contra o Grêmio, como chegou a ser cogitado pelo empresário Wagner Ribeiro. A orientação é manter o foco totalmente no duelo preparatório para a Copa das Confederações. Neymar não concederá entrevistas até o jogo de domingo, nem mesmo na chegada à concentração prevista para hoje no Hotel Sheraton Rio.
No entanto, a CBF está propensa a aceitar uma apresentação formal do atacante no Barcelona. Até o início da Copa das Confederações, os atletas terão dois dias de folga (3 e 10 de junho, após os amistosos contra Inglaterra e França), e a tendência é que ele seja liberado para a formalidade.
A comissão técnica avalia que uma apresentação traria alívio ao assunto que dificilmente sairá das manchetes apesar da tentativa de controlá-lo. Um adiamento na chegada do jogador, porém, está descartado. Antes de se hospedar no hotel da Seleção, Neymar participará de um evento da Nike no começo da tarde no Rio de Janeiro, onde deve falar pela última vez sobre o assunto até o jogo de domingo.
Além do duelo contra a Inglaterra, Luiz Felipe Scolari terá apenas mais um jogo, contra a França em 9 de junho, para preparar a equipe antes da estreia na Copa das Confederações contra o Japão, no dia 15. Ao todo, a Seleção ficará 18 dias concentrada antes de enfrentar os japoneses, com apenas duas folgas previstas.
Por considerar cada teste fundamental na montagem da Seleção, o treinador também exigirá as presenças de Dante e Luiz Gustavo desde o início da concentração, apesar de o Bayern de Munique disputar a final da Copa da Alemanha no próximo sábado. Desta forma, apenas o meio-campista Bernard, o lateral Jean e o atacante Fred serão liberados para se apresentarem no final da semana por conta dos jogos de Fluminense e Atlético-MG na Copa Libertadores da América.