Os diretores do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) calculam que, na segunda quinzena deste mês, comecem a ser efetuadas cirurgias eletivas de catarata. A compra de aparelhamento sofisticado permitirá que sejam atendidos pacientes daqui e de uma vasta região que aguardam na fila, desde o ano passado. Os moradores da microrregião de Dracena comemoram, já que não precisam mais se deslocar para Presidente Prudente, onde era efetuado o procedimento.

Virou rotina

No final de semana, os policiais registraram mais dois fatos que se tornaram corriqueiros. Sábado, uma mulher tentou entrar com drogas e celulares no presídio de Presidente Bernardes, durante a denominada visita íntima. Domingo, outra escondia 340 gramas de cocaína nas chamadas partes íntimas, endereçadas a outro detento da mesma unidade. E pensar que distintas senhoras viajam subsidiadas pelo dinheiro do contribuinte.

Sob nova direção

O protético Milton Mitsuo Oda sucederá Nelson Antonio Bortolato, gerente administrativo do AME, na presidência da loja maçônica “União, Justiça e Amor”. No pleito de renovação da diretoria, os membros da entidade também elegeram Claudio Fiúza Pacheco e José Laerte Inácio dos Santos para vice-presidentes. Mauro Eduardo Benez cuidará da tesouraria e Rubens Perez Leite responderá pela secretaria. A posse está prevista para a segunda quinzena de junho.

No terreno das promessas

Sexta-feira, encerrou-se um das mais tímidas e curtas greves dos professores estaduais. De acordo com o sindicato da categoria, a pequena adesão dos mestres e a abertura de novo canal de negociação com a secretaria da Educação teriam sido fatores preponderantes para o fim prematuro da paralisação.

A notícia é boa

Para a dedicada leitora que já acumulou muitos aborrecimentos, em razão da precariedade de acondicionamento, a ciência acena com informação otimista. Um novo tipo de embalagem biodegradável para alimentos, criada em pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo, muda a cor quando o produto começa a se deteriorar, indicando aos consumidores que está impróprio para o consumo.

Altera a coloração

A embalagem feita, com fécula de mandioca, possui um pigmento chamado antocianina que altera sua cor quando há mudança no pH do produto (passando de ácido para básico), durante o processo de deterioração. O projeto foi criado pela engenheira agroindustrial Ana Maria Zetty Arenas, no laboratório de Engenharia Alimentar da Poli, e pode ser usado em embalagem de peixe cru.

Perderam a boquinha

A Justiça paulista determinou o fim do pagamento do auxílio-moradia aos necessitados deputados estaduais. A decisão do juiz da 13ª Vara da Fazenda Pública, Luís Manuel da Fonseca Pires, foi publicada ontem no Diário Oficial. O magistrado considerou procedente o argumento do Ministério Público que alega não haver lei que regulamente o benefício.

Muita gentileza

Mauro Henrique Marques residiu em Monte Castelo e hoje mora nesta cidade. Investido “embaixador” daquela acolhedora comunidade, Mauro convida o responsável por este canto de página para o 2º encontro de atletas e dirigentes do Grêmio Esportivo de Monte Castelo dos anos 1970. A confraternização está marcada para 1º de junho, às 10 horas, na sede da Veterana local. Nas próximas edições, a coluna promete rememorar um pouco da história do Grêmio e do esporte de Monte Castelo.