Em entrevista ao Kotaku o vice-presidente da Microsoft, Phil Harrison declarou que a taxa para ativar jogos usados no Xbox One é igual ao preço de um jogo novo.
Segundo Harrison, ao comprar um jogo para Xbox One você receberá um código de ativação que é utilizado na hora de instalar o game no console. É preciso conectar o videogame à internet para ativar o código, que só poderá ser usado uma vez. Feito isso, o jogo será ligado à sua conta do Xbox Live.
Outros usuários do mesmo console poderão jogar o game em seus perfis. “Com o ‘controle dos pais’ do sistema, você pode compatilhar o jogo com as outras contas do mesmo console”, explicou o executivo.
Porém, se você levar seu game para a casa de um amigo, precisará pagar uma taxa para ativar novamente o título na conta dele. Harrison disse ao Kotaku que essa taxa é equivalente a um jogo novo.
Vale observar, Larry Hyrb, diretor de programação do Xbox Live, disse em seu blog que você poderá jogar em outro console – desde que use sua própria conta. Não ficou claro, porém, o número de consoles que poderão ter a mesma conta ativa.
Venda de jogos online
Harrison disse também que os jogadores poderão vender seus jogos usados através do Xbox Live, mas não entrou em detalhes sobre como funcionará este sistema.
Fica a impressão de que você poderá vender o código de ativação após enjoar de um game, o que provavelmente fará com que o código seja apagado do sistema. Não foi dito quanto esses códigos usados custarão ou o que o vendedor receberá: MS Points? Dinheiro? Outro jogo?
Mais detalhes sobre a questão da troca e comércio de jogos usados no Xbox One devem surgir durante a E3 2013, que acontece nos EUA entre 11 e 13 de junho, com cobertura in loco de UOL Jogos.
Experiência integrada
Durante o evento de apresentação do Xbox One a Microsoft mostrou o seu console como uma central multimídia, mais do que um videogame. Ele é capaz de trocar de aplicativos instantaneamente, e até mesmo colocar vários desses conteúdos simultaneamente numa tela dividida com um recurso chamado de “Snap Mode”.
Com um Kinect aprimorado, operar o videogame depende cada vez menos do controle: quase tudo pode ser feito por comando de voz. Para trazer a guia de programação e navegar entre os canais, basta falar o nome do programa.
O controle do Xbox One, aparentemente similar ao do Xbox 360, mas na cor preta, traz mais de 40 inovações, segundo a Microsoft.