Muricy Ramalho não será mais o técnico do Santos. O treinador, que vinha sofrendo pressão de parte da diretoria e do conselho do clube alvinegro por conta das más atuações da equipe na temporada, se reuniu com a diretoria ontem (31) para definir que deixa o comando do time, onde conquistou a Copa Libertadores de 2011, a Recopa de 2012 e os Campeonatos Paulistas de 2011 e 2012.
O treinador deixa o clube justamente no momento mais difícil do Santos nos últimos anos. O clube acabou de vender Neymar ao Barcelona e passa por período de transição, mas agora ficará sem um comando de peso até que o próximo técnico seja anunciado. Claudinei Oliveira, técnico Sub-20, dirige a equipe contra o Grêmio, no sábado, na Vila Belmiro.
Muricy Ramalho assumiu o Santos em 2011, substituindo o contestado Adilson Batista, que permaneceu apenas 11 jogos no cargo. A partir daí, o treinador reformulou a equipe que passava por momento delicado na Copa Libertadores da América e levou o time alvinegro ao título continental após 48 anos.
Depois, ainda comandou a equipe no Mundial de Clubes do Japão, mas viu o Barcelona dominar a decisão e massacrar por 4 a 0, dando adeus ao sonho do tricampeonato. Mesmo assim, seguiu com prestígio no cargo e com moral entre a torcida, apesar de sofrer rejeição de parte dos conselheiros santistas, que desaprovavam seu salário astronômico.
O treinador passou a ser questionado pela torcida alvinegra após a queda na Copa Libertadores da América do ano passado contra o arquirrival Corinthians, justamente no ano do centenário santista. Perdeu o meio-campista Paulo Henrique Ganso para o São Paulo e viu a equipe praiana cair de produção nos meses seguintes.
Neste ano, já com um elenco inferior, sucumbiu decisão do Campeonato Paulista para o Corinthians, desperdiçando a chance de erguer um inédito tetra estadual. Sua última partida no cargo foi o revés por 2 a 1 contra o Botafogo, na última quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro.