Estudo realizado pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro mostrou que o uso de telefones celulares, tablets e computadores portáteis podem agravar problemas na coluna. O principal dano causado pelo uso destes equipamentos está associado à má postura, em decorrência ao uso prolongado ou repetitivo que pode causar dores musculares, em especial na região da coluna e pescoço, além de prejudicar os polegares, punhos, antebraço, cotovelos e ombros.
A rede constatou que entre 2010 e 2011, atendeu mais de 2 mil pessoas com dores nas costas. Dentre elas, cerca de 1.100 apresentaram problemas na região lombar, quase 800 pacientes no tórax e mais de 200 no pescoço. A pesquisa também constatou que 15% dos pacientes usavam aparelhos móveis, como celulares e tablets. As ocorrências das dores associadas às novas tecnologias comprometem em geral adultos entre 25 e 40 anos, em especial os sedentários e pessoas em período de estresse.
De acordo com Daniel Rubio, diretor clínico da unidade Morumbi da Rede Lucy Montoro, quando se sustenta incorretamente estes aparelhos, a musculatura fica sobrecarregada. “Assumir posturas adequadas, com apoio nas costas, pés no solo, cotovelos sobre os apoios da cadeira e punhos em posição relaxada, principalmente após 45 minutos de uso, é o ideal”. Rubio também ressalta que, caso seja necessário usar o tablet em trabalhos prolongados, é recomendável manuseá-lo através do “teclado acessório”, e não o da própria tela. “Uma pausa de 5 a 10 minutos a cada 50 minutos é recomendável, assim como a realização de exercícios de alongamento da região cervical e membros superiores”, conclui.