A Cati – Casa da Agricultura de Junqueirópolis – realizou uma reunião na Associação Agrícola de Junqueirópolis sobre Políticas Públicas enfatizando a cadeia produtiva de olericultura (hortaliças) com a presença de cerca de quarenta produtores rurais familiares.
O evento teve como objetivo divulgar aos produtores familiares as possibilidades de comercialização de produtos agrícolas através de políticas públicas, analisar o potencial do município em adquirir esses produtos e orientar os produtores sobre a necessidade de se produzir com a qualidade e quantidade adequada a atender aos programas.
Na oportunidade foram apresentados quatro programas de políticas públicas: PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, PPAIS – Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social e Integra São Paulo, pelo engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Martin – Assistente de Direção da Cati Dracena.
De acordo com a engenheira agrônoma, Adriana Secco Brigatti, o cultivo de hortaliças não requer grande extensão de área e possibilita a diversificação das propriedades rurais, promovendo maior rentabilidade à atividade agrícola. Brigatti enfatizou a importância da parceria entre a Cati e o Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura para que haja a adequação dos produtos em função das necessidades do município.
Dados fornecidos pela Prefeitura – setor de Alimentação Escolar representado na reunião pelas funcionárias Sueli Rodrigues, coordenadora da Merenda, Ivone Fudo Naito, nutricionista e Kátia Simone Lemos, revelam que o município está adquirindo cerca de 31% do total dos alimentos utilizados na Alimentação Escolar de produtores familiares, e há interesse em ampliar esse percentual desde que haja disponibilidade de produtos.
O diretor técnico do EDR Dracena, Luis Alberto Pelozo, afirmou a importância da iniciativa de divulgação e esclarecimentos sobre esses programas que representam novos canais de comercialização com pagamento de preço justo aos produtores.
A Casa da Agricultura de Junqueirópolis, em parceria com a Associação Agrícola, desenvolverá outras atividades nessa cadeia produtiva tais como capacitações e visitas técnicas. As informações são da engenheira agrônoma e assistente agropecuário I da Cati, Adriana Secco Brigatti.