A primeira etapa do experimento da cana-de-açúcar desenvolvido nas Faculdades Adamantinenses Integradas (Adamantina) foi concluída na semana do dia 20 de maio, no campus II da instituição.
Os coordenadores do projeto vinculado ao PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica); os professores doutores Delcio Cardim e Vagner Amado Belo de Oliveira; a aluna de Agronomia, Viviane Coelho Romualdo dos Santos – bolsista de iniciação científica do projeto financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), pesquisadores da UFSCAR Estação Experimental de Valparaíso, Paulo Vitor Prates Nogueira e Odorico Diogo, com a colaboração dos funcionários da Bionergia do Brasil S/A, sob a supervisão dos técnicos Bruno Gabriel Leite e Rodrigo Batista do Nascimento, realizaram a coleta de dados do experimento com fertirrigação nitrogenada do primeiro corte da cana-de-açúcar.
“O projeto abrange importância do ponto de vista da produção agrícola, mas também para a FAI e seus alunos, pois auxilia na aplicação da prática e ao mesmo tempo no desenvolvimento do conhecimento científico, abrindo possibilidades de aperfeiçoamento na área acadêmica, como o ingresso em pós-graduação strictu sensu. Isso completa a base do conhecimento universitário que é o ensino, a pesquisa e a extensão”, ressalta Oliveira, um dos coordenadores do projeto.
Os coordenadores agradecem a UFSCAR pelo apoio no desenvolvimento da pesquisa, a Galego Irrigações na montagem da fertirrigação, os funcionários da Bioenergia na colaboração da colheita e análise industrial, ao CNPq pela concessão da bolsa de iniciação científica e à direção da FAI pelo incentivo na execução do experimento.
“Continuaremos o experimento durante os diversos ciclos da cultura através de pelo menos cinco cortes e pretendemos desenvolver novos projetos em parceria com o setor privado, objetivando o desenvolvimento de novas tecnologias”, finaliza Delcio Cardim.