Prefeitos das cidades de Panorama, Santa Mercedes, São João do Pau D’Alho, Nova Guataporanga, Pacaembu, além de Paulicéia, município anfitrião do evento debateram na tarde de sexta-feira (7), mecanismos de incentivos à produção de pescado. Mais de 150 pessoas, entre autoridades e profissionais interessados na produção de peixes, participaram do 1º Encontro da Aquicultura e Pesca da Região da Nova Alta Paulista.
O encontro foi realizado pelo deputado estadual Sebastião Santos (PRB), com o objetivo de divulgar e discutir os programas oferecidos pelos governos Federal e Estadual.
Sebastião é membro da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, e trabalha com a pesca há 16 anos, antes mesmo de ter sido eleito vereador, em 2001. Em Paulicéia Sebastião teve a parceria de João Grandão, para a coordenação do encontro na região.
A programação contou com a explanação do coordenador federal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Marcos Alves Pereira, que explicou os programas do Ministério e como as cidades e a população, de modo geral, poderiam pleitear recursos.
Os participantes ouviram ainda de duas palestras com pesquisadores da área: Luiz Marques Ayroza, da Apta – Agência Paulista de Tecnologia, que abordou o tema licenciamento da aquicultura no Estado de São Paulo e do professor Marcos Vinícius Saita, pesquisador da Unesp/Dracena, que discorreu sobre piscicultura tanque-rede e escavada – perspectiva regional (situação atual e potencial futuro) e comercialização. (Com informações da assessoria do deputado Sebastião Santos)