Ontem à noite, os vereadores participariam da última reunião do semestre. De acordo com a ordem do dia, apenas um projeto seria discutido e votado, relativo à concessão de diploma à equipe de gate-ball pela conquista de medalha de bronze, em torneio de Marília. O restante do tempo ficaria à disposição dos edis. Em cinco meses de atuação, a nova câmara apresenta situação bem definida: sem contar o presidente, 7 vereadores encampam os pleitos do prefeito e 5 lhe fazem oposição.
Conquista festejada
Desde ontem, funciona em Andradina a 1ª Vara da Justiça Federal. A unidade está encarregada de julgar ações cíveis, previdenciárias, mandados de segurança e execuções fiscais que envolvam interesses da União e demais órgãos federais. Além dos municípios da Alta Noroeste, estão jurisdicionadas à 1ª Vara, as dez cidades que compõem a microrregião de Dracena.
Apenas o andar de cima
Preocupada com o saldo das manifestações de protesto, Dilma Roussef reuniu-se com 12 prefeitos, sendo 9 de capitais. Na oportunidade, os executivos fizeram vários pedidos relativos às áreas da educação, saúde e mobilidade urbana. Coincidentemente, as principais solicitações dos jovens, nos atos que se espalharam pelo país.
Fica como está
Depois de recuar no episódio do preço das passagens dos ônibus paulistanos, de comum acordo com o prefeito Fernando Haddad (PT), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) informou que os preços dos pedágios serão mantidos. Os valores seriam reajustados em 6,2%, a partir de 1º de julho, correspondentes ao IPCA ou IGP-M de junho de 2012 até maio passado.
Muita grana
O esperado reajuste das tarifas de pedágio tinha tudo para criar uma saia justa entre o governo e os usuários das rodovias. É que eles já reclamam dos elevados preços praticados atualmente. Um motorista de Dracena que se utiliza da Ribeiro de Barros e ingressa na Marechal Rondon e, posteriormente, na Castello Branco gasta mais de 100 reais, num trecho inferior a 350 quilômetros.
Quem tem juízo…
As passagens dos ônibus de Adamantina ficam mais baratas, a partir de hoje. A prefeitura anunciou desconto de 10 centavos, alegando redução das alíquotas do PIS/Pasep e Cofins. Por coincidência, o abatimento é anunciado menos de 24 horas depois de 600 pessoas terem promovido uma passeata em que a reivindicação principal era a redução das passagens que valiam R$ 2,30, até então.
Negócio da China
A Globo (sempre ela) e a CBF não permitiram que Portuguesa e São Paulo se enfrentassem dia 11 de agosto no estádio Ninho dos Pássaros, em Pequim. Os clubes já haviam se entendido e faturariam R$ 2 milhões. A emissora carioca, detentora dos direitos de transmissão do campeonato brasileiro da série A, melou a pretensão. O confronto estava previsto para 11 de agosto.
Faustão, quem diria
“Muitas vezes eu ouvia falar que o jovem brasileiro fica na internet, o jovem brasileiro é alienado… Alienado é o cacete! Esses garotos foram inteligentes, foram corajosos, motivaram todo mundo. Começou com a passagem de ônibus. Mas isso é um pingo de água que transbordou. Aqui, cada um tem um assunto pra falar, contra a corrupção, pela honestidade e competência . (Trecho da manifestação do apresentador em seu programa dominical)