Patrick Domingo/AFPPresidente boliviano Evo Morales embarca em avião oficial para deixar Viena

Presidente boliviano Evo Morales embarca em avião oficial para deixar Viena

O avião do presidente boliviano Evo Morales decolou nesta quarta-feira (3) de Viena, onde teve que fazer uma escala na terça-feira (2) depois que vários países europeus fecharam o espaço aéreo pela suspeita de que transportava o fugitivo americano Edward Snowden.

O avião presidencial fará uma escala nas Ilhas Canárias (Espanha), anunciou Morales em uma entrevista coletiva. A Espanha e outros países europeus autorizaram nesta quarta-feira a entrada da aeronave em seu espaço aéreo.

Mais cedo, o presidente da Bolívia, Evo Morales, reclamou da maneira como foi tratado depois que seu avião foi desviado para Viena na terça-feira.

“Não sou um criminoso”, afirmou Morales no aeroporto da capital austríaca à Agência Austria Press, depois que, segundo as autoridades bolivianas, vários países europeus negaram autorização de entrada no espaço aéreo.

O embaixador da Bolívia na ONU, Sacha Llorenti, considerou o bloqueio do avião do presidente Morales um “ato de agressão”.

“Não se fez nenhuma concessão”, disse o diplomata, em referência à recusa boliviana de permitir uma inspeção da aeronave para garantir que não transportava Snowden.

“As vidas do presidente, de sua delegação e da tripulação foram colocadas em perigo”, disse Llorente, que está em Genebra.

Ele também citou uma “violação das regras do direito internacional”.

“Já iniciamos um procedimento para denunciar os fatos ao secretário-geral da ONU”, disse.

Para a Bolívia, não há “nenhuma dúvida” de que “as ordens vieram dos Estados Unidos”, destacou.

O governo da Áustria informou que o técnico de informática americano Edward Snowden não estava a bordo do avião do presidente boliviano, mas reconheceu que não inspecionou a aeronave.

“O avião de Morales pousou às 21h40 (16h40 de Brasília) procedente de Moscou. Os passaportes foram verificados e, ao contrário dos boatos, Edward Snowden não estava a bordo”, afirmou à AFP o porta-voz do ministério do Interior austríaco, Karl-Heinz Grundboeck.

O avião, no entanto, não foi inspecionado e os passageiros foram apenas submetidos a um controle de passaportes, destacou.

“Não existia uma base legal para uma operação”, disse Grundboeck.

Snowden está na zona de trânsito do aeroporto de Moscou desde 23 de junho. Ele é acusado de espionagem por Washington por ter revelado um amplo programa de vigilância telefônica e na internet.