Assim como ocorreu no Campeonato Brasileiro de 2012, quando o G-4 acabou formado por quatro clubes de estados diferentes, a edição de 2013 da principal competição nacional começa sem que nenhuma capital da bola seja predominante em relação às outras.

Após oito rodadas, a zona de classificação para a Libertadores é representada pelos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O grupo tem Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Inter, respectivamente, nas quatro primeiras posições.
Essa sequência de estados diferentes chega à quinta colocação também. O Vitória, da Bahia, aparece logo em seguida. E é exatamente o estado baiano que repete o primeiro time no topo, com o Bahia em sexto.
Em 2012, essa sequência já era quebrada na quinta colocação. O Vasco apareceu como primeiro clube fora do G-4 e repetiu o estado do líder Fluminense. Atlético-MG, Grêmio e São Paulo eram as demais agremiações nessa parte da classificação.
O campeonato de 2013 também mostra um fraco desempenho do estado de São Paulo. Apenas o Santos, dos cinco representantes paulistas, está entre os 10 primeiros. O clube da Vila Belmiro aparece em sétimo.
Corinthians, 13º, São Paulo, 16º, Ponte Preta, 17º, e Portuguesa, 19º, outros representantes paulistas, não tiveram um bom começo de Brasileirão. As duas últimas equipes estão na zona de rebaixamento.