O lema utilizado pelo Atlético-MG na semifinal contra o Newell’s Old Boys, “Eu acredito”, que foi adotado por torcedores, jogadores e integrantes da comissão técnica, ganhou companhia na decisão do título da Libertadores, nesta quarta-feira, às 21h50, no Mineirão. De novo em situação difícil, alguns atleticanos começam a divulgar, pelas redes sociais, outro slogan que demonstra confiança: “Eu tenho certeza”.

Se não deve ofuscar o “Eu acredito”, que virou até mesmo letra de samba composto por Fabinho do Terreiro, sambista mineiro que já fez música para Ronaldinho Gaúcho, o novo slogan promete dividir os gritos e o embalo dos cerca de 60 mil atleticanos, que deverão comparecer ao Mineirão.

O “Eu acredito” tomou conta dos dias que antecederam ao jogo contra o Newells Old Boys, pela semifinal, quando o Atlético tinha de vencer o time argentino por pelo menos 2 a 0 para levar a partida para os pênaltis e assim classificar para a final da Libertadores. A torcida atleticana adotou a frase como o lema da vitória.

E o lema deu certo. Após queda de energia no Independência, no final do segundo tempo, a torcida encoou o grito de “eu acredito” nas cadeiras do estádio. Na retomada da partida, depois de dez minutos, Guilherme marcou o segundo gol atleticano, que levou a decisão da vaga para os pênaltis. Mesmo com dois erros, de Jô e Richarlyson, o alvinegro mineiro superou o Newells e classificou para a final, após defesa salvadora de Victor.

Agora para a decisão da Libertadores, a situação se repete. O Atlético foi batido, no Paraguai, para o Olimpia, por 2 a 0 e precisa repetir o placar para levar a decisão para a prorrogação e, em caso de igualdade, decidir nos pênaltis. Para ser campeão no tempo normal, será necessário vencer por diferença mínima de três gols.

Logo após o tropeço no Defensores del Chaco e ainda no Paraguai, os torcedores voltaram a gritar “Eu acredito” e a utilizar camisas com essa expressão. Com o passar do tempo, no entanto, a confiança na inversão do resultado aumentou e surgiu o lema concorrente. “Eu tenho certeza”.

Nas redes sociais, a frase, que foi criada pelo jornalista e torcedor do Atlético, Fred Melo Paiva, publicada inicialmente em sua coluna no jornal Estado de Minas, ganhou destaque nas horas que antecedem a decisão. O grito promete ser encoado no Mineirão na quarta-feira, momentos antes do duelo contra o Olimpia e também durante a partida, para não deixar o time alvinegro desanimar.

“Eu não acredito, # EuTenhoCerteza”, disse Fabio Giori em seu twitter. “Eu tenho certeza nesse título da Libertadores!”, afirmou Thiago Costa, ambos torcedores do Atlético.

A campanha do “Eu tenho certeza” chegou até alguns jogadores do Atlético. O atacante Diego Tardelli, que possui maior identificação com o torcedor, recebeu mensagens mostrando a confiança das arquibancadas. Além dele, Bernard também foi outro a ficar sabendo da nova frase.

Os lemas criados e utilizados pelo time são uma arma do Atlético na Libertadores. Na semifinal, Cuca usou a frase de Barack Obama, presidente americano, em sua eleição, quando disse, “Yes We Can”, adaptado pela torcida, virou “Yes, We Cam”, que traduzida para o português significa “Sim, nós podemos”. Camisas com o lema foram confeccionadas para funcionários, comissão técnica e jogadores usarem antes do duelo contra o time argentino, no Independência.