Mesmo com medidas da prefeitura, o trânsito em São Paulo já dava sinais de piora desde o último ano. Ontem, ele atingiu 300 km de filas por volta das 19h30, o que corresponde ao maior congestionamento já registrado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na história.

Em março de 2010, a marginal Tietê ganhou novas pistas com a promessa de melhora no trânsito da região.
Nos últimos meses, a administração municipal implantou faixas exclusivas de ônibus em vias importantes, incluindo trechos das duas marginais.

São Paulo bate recorde e registra a maior lentidão da história

Estudo feito pela CET mostra que, apesar de o rodízio –implantado em 1997– ainda ser importante, a medida já se aproxima do esgotamento.

Conforme a Folha mostrou na última terça, diante da piora do trânsito paulistano, a CET já admite a ampliação do rodízio ainda em 2013.

O plano, estudado pela gestão Fernando Haddad (PT) é incluir 240 km de vias que hoje têm tráfego liberado. Entrariam na lista avenidas como Aricanduva (zona leste), Eliseu de Almeida (oeste), Inajar de Souza (norte) e Washington Luís (sul).

A companhia considera a possibilidade de uma ampliação experimental do rodízio daqui a dois ou três meses.
índices em alta

Apesar de estudo apontar amplo respeito ao rodízio, os índices de congestionamento, após queda em anos anteriores, voltaram a subir no ano passado.

A velocidade média dos veículos nos corredores caiu 12% em relação a 2011. Pela manhã, de 26 km/h para 23 km/h. No pico da tarde, de 17 km/h para 15 km/h.

 Editoria de arte/Folhapress