Alguma vez você já pensou que seria bom guardar o aroma de alguém ou de alguma situação para se lembrar depois, tal qual fazemos com fotografias de uma viagem? Pois um invento capaz de realizar essa façanha já existe. A criação, um protótipo, é da designer britânica Amy Radcliffe, que a batizou de Madeleine e vem divulgando-a desde a semana passada.

Para armazenar o cheiro desejado, segundo sua criadora, basta colocar o objeto que exala o aroma debaixo de uma pequena redoma, que é ligada a uma máquina que captura as moléculas aromáticas do ar com água e as guarda em um pequeno tubo. A seguir, o conteúdo precisa ser enviado a um laboratório onde a coleta é analisada e é elaborado um perfume baseado no odor.

“Cheirografia”

Segundo a designer, a invenção representa o nascimento da “scent-ography” (“cheirografia”, em tradução livre) e pode representar uma mudança na forma como nos lembramos de fatos e situações.

“A Madeleine funciona da mesma maneira que uma câmera fotográfica de 35mm. Assim como a câmera armazena a luz de uma paisagem para criar a fotografia, a Madeleine captura as moléculas aromáticas de um cheiro”. “Nosso olfato pode ser usado de forma muito mais consciente na forma como consumimos e nos lembramos de experiências.”