A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece curso de atualização para 622 agentes de organização escolar que atuam nas 126 escolas da rede estadual na região de Presidente Prudente. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 9, pela direção da unidade onde atua o profissional. Em todo Estado, 30 mil servidores poderão passar pela capacitação.
O agente de organização escolar é responsável por zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade, além de orientar os estudantes sobre as normas de conduta previstas no regimento escolar. São ainda responsabilidades deste servidor, controlar a movimentação dos alunos nas dependências da escola e imediações e também auxiliar na manutenção da disciplina geral.
A formação, feita pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP), visa proporcionar ao agente escolar uma visão global da rede estadual de ensino. O curso será ministrado por videoconferência, em um só dia, com carga horária de oito horas. A capacitação será feita entre os dias 22 de julho e 13 de setembro, em data a ser marcada no ato da inscrição.
“Este módulo de aperfeiçoamento é de extrema importância porque mostra, com clareza, que o agente escolar tem papel fundamental e contribui, de forma decisiva, para a qualidade da educação pública no Estado”, explica o gestor do Programa de Desenvolvimento Gerencial e Atualização Profissional (PDG-AP), professor Luiz Cândido Rodrigues.
O curso de atualização orienta como promover o bom relacionamento no ambiente escolar e mostra mecanismos de interação com a comunidade. Além desta videoconferência, os agentes de organização passam por outras capacitações, entre elas a formação específica sobre a função, ministrada para ingressantes.
Serviço- Os diretores podem inscrever os agentes no Portal da Educação.