O estudante do 4º ano de Biotecnologia, Guilherme Colusse, morador de Monte Castelo, foi selecionado para o Programa Ciências sem Fronteiras. O universitário de 21 anos representará a região no estado da Flórida, nos Estados Unidos, uma vez que será alocado na University of Florida, onde realizará estudos acadêmicos na área de Biotecnologia com professores conceituados e modernos laboratórios, por 18 meses. A partida está prevista para setembro.
Guilherme foi selecionado na categoria graduação mediante notas suas notas na faculdade, pela pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pelos projetos de Iniciação Científica na área de Biologia Molecular que desenvolveu na Fisma – Faculdades Integradas Stella Maris – de Andradina.
O universitário destaca uma apresentação realizada em Bento Gonçalves/RS, no IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular em plantas, além de outros trabalhos publicados e revistas. Ele, que completou os ensinos fundamental e médio em escola pública, agora nos Estados Unidos irá optar por estudar matérias e desenvolver pesquisas nas áreas de Biologia Molecular, Genética e Bioquímica, proporcionando novas conquistas para a sociedade. “Independente do lugar em que se vive, pode-se criar as próprias oportunidades, com empenho é possível fazer qualquer coisa com que se sonha”, considera.
O PROGRAMA – Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. (Com informações disponíveis no site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br)