O UFC fechou na última terça-feira o evento que realizará aqui no Brasil no dia 9 de outubro, quarta-feira, na cidade de Barueri, região metropolitana de São Paulo. Agora, começa a montar o card. Em combate que já tinha sido acordado para a data, Demian Maia x Jake Shields será a luta principal da noite.
Mas essa não será uma luta qualquer para o paulista. Conversei com pessoas ligadas ao UFC e elas me indicaram que se Demian vencer esse combate, terá a chance de disputar o cinturão dos meio-médios. Essa é a ideia de Dana White e seus pares. Mais que isso, esse será o principal chamariz para o card, a maneira com que o Ultimate tentará vender o evento para o público.
Com uma disputa de título dos médios contra Anderson Silva no currículo, Maia desceu para a categoria até 77 kg no ano passado, após perder duas de três lutas no peso de cima. Mas desde que foi para os meio-médios, venceu três combates de forma contundente, contra Dong Hyun Kim, Rick Story e Jon Fitch.
Se Demian Maia derrotar Jake Shields e confirma sua chance de disputar o cinturão, ele vai esperar o vencedor da luta entre o atual campeão Georges St-Pierre e Johny Hendrick, que se enfrentam no UFC 167, em Las Vegas, no dia 16 de novembro.
A penúltima luta do UFC em Barueri – o primeiro na Grande Osasco (Ok, brincadeira de um osasquense) – será do capixaba Erick Silva contra o coreano Dong Hyun Kim. O brasileiro, apontado como revelação da categoria, tenta sua quarta vitória em seis lutas na franquia.