Com o objetivo de discutir temas relevantes para a formação da Psicologia presentes na atualidade, o Encontro de Psicologia das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) inicia suas atividades neste sábado, 24 e se estende até a quarta-feira, 28.
O primeiro dia do evento, marcado para acontecer das 8h às 17 horas deste sábado, 24, no Auditório Miguel Reale, no Campus II, os participantes devem acompanhar duas palestra pela manhã e um debate após o almoço.
A primeira palestra, prevista para as 8 horas, aborda o tema (In)Capacitados para o trabalho? Trabalho, Estranhamento e Saúde do Trabalhador no Brasil, ministrada pelo Dr. André Luis Vizzaccaro-Amaral (UEL). A segunda, às 10 horas, deve falar sobre Ser pai de Filho surdo: vivências paternas, com o Ms. Fernando Márcio Cortelo (Unicamp).
A partir das 14 horas serão debatidos os assuntos Práticas em Psicologia no Sistema Prisional – A atenção em saúde mental nas prisões, coordenado pela professora Esp. Evelyn Yamashita Biasi (AEMS); O Psicólogo em uma penitenciária feminina, com a psicóloga Luciane dos Santos Passos (SAP) e Intervenções em Psicologia na progressão penal, com a psicóloga Isabel Daniela Carrilho Vieira (SAP).
Na segunda-feira, 26, a partir das 14 horas, haverá o minicurso Entre a carne e o sonho: a psicossomática psicanalítica, com o Dr. Lazslo Antônio Ávila (Famerp), que lança o livro Isso é Groddeck (Edusp), às 19h30, também no Auditório Miguel Reale.
No dia 27, terça-feira, o minicurso Falando da morte com crianças será realizado pela
Dra. Elaine Gomes Reis Alves (LEM/USP), às 14 horas. E às 19h30, a palestrante falará sobre A morte escancarada no cotidiano: reflexões da tanatologia.
As inscrições são gratuitas (por e-mail) para alunos de Psicologia da FAI. Ex-alunos e outros interessados devem pagar uma taxa simbólica de R$ 30.
Para fechar a programação, o Encontro de Psicologia terá na quarta-feira, 28, a apresentação de práticas e pesquisas na área em exposições orais de até 15 minutos nas salas 22, 23, 24, 25 e 26 do Bloco 4 do Campus II, a partir das 19h30.
Com esse evento, esperamos discutir diversos processos ligados à formação profissional em Psicologia e fortalecer o processo formativo na FAI, completou o coordenador do curso e organizador do evento Cassiano Rumin.