Centenas de pessoas estiveram reunidas na manhã de ontem (26), no Poliesportivo Sebastião Pires da Silva, em Adamantina, para solenidade de entrega das 84 retroescavadeiras do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). O evento foi promovido pelo Governo Federal, por meio do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).
Segundo informações cedidas pelo comandante Eder Mazini Bressan, da Polícia Militar de Adamantina, cerca de 350 pessoas estavam no local.
Compareceram à solenidade, os deputados federais Arlindo Chinaglia (PT), Nelson Marquezelli (PTB); Edinho Araújo (PT); José Mentor (PT); Devanir Ribeiro (PT); Vanderlei Siraque (PT), e os deputados estaduais Ed Thomas (PSB) e José Zico Prado (PT).
Autoridades do poder Executivo e Legislativo, além de diversos políticos, autoridades, assessores parlamentares e a imprensa dos municípios da Nova Alta Paulista e de outras regiões, estiveram voltados ao grandioso evento de nível nacional. “Foi muito bom e proveitoso. Vieram prefeitos que nem conheciam a cidade de Adamantina, de cidades que estão a 300 quilômetros daqui. É uma maneira de estar mostrando o recinto, mostrando a cidade. Estiveram vários deputados e a gente tem a certeza que eles levaram uma boa impressão da cidade de Adamantina”, disse o prefeito Ivo Santos (PSDB), que também preside a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap).
Dos 84 municípios contemplados, 31 são da Nova Alta Paulista. Eles receberão, ainda, motoniveladoras e caminhões caçambas, com a previsão de entrega para os meses de setembro e novembro.
Representando o MDA, o delegado do Ministério em São Paulo, José Reinaldo Prates, realizou a entrega simbólica das chaves das retroescavadeiras para 10 municípios no palanque. As demais cidades receberam suas chaves em outro momento.
Durante o evento, a reportagem também ouviu o prefeito de Dracena, José Antônio Pedretti. Ele disse que a iniciativa de proporcionar aos municípios um maquinário desse porte demonstra que – “A presidenta Dilma não está discriminando ninguém. Todos os partidos estão recebendo. Eles não estão julgando partido. Isso é muito importante, demonstra que os governos Federal e Estadual estão preocupados com os municípios e não com os partidos e sempre respeitando a democracia”.
Os municípios contemplados serão convocados para atividades de treinamento que serão realizadas nas cidades de Bauru e Araçatuba, onde as revendas são autorizadas pelo distribuidor do fabricante. As cidades que não enviarem servidores para treinamento perderão o direito às máquinas.
A doação integra a Ação de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais, desenvolvido pelo MDA.