Na segunda-feira (19), das 9h às 12h, cerca de 80 alunos de todo o Estado participarão da seletiva de natação para garantir vaga nas Paralimpíadas Escolares 2013. As competições acontecerão na piscina do Clube Esperia, em São Paulo. As Paralimpíadas Escolares 2013 serão entre os dias 25 de novembro e 1 de dezembro na capital paulista e deverão reunir cerca de duas mil pessoas.
Dracena será representada por seis atletas, alunos do Projeto Clube Escolar São Paulo Paradesportivo/ADEF/Academia Estilo Livre. Os candidatos do Estado de São Paulo são estudantes com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária de 12 a 19 anos, regularmente matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial. As instituições são da rede pública ou particular com reconhecimento do Ministério da Educação.
A seletiva será disputada em duas categorias, sendo a categoria “A” de 12 a 15 anos e a “B” de 16 a 19 anos, nas deficiências física, visual e intelectual. A seleção paulista será composta de apenas oito paranadadores para cada tipo de deficiência.
Na deficiência física serão selecionados quatro alunos por sexo e categoria, totalizando 16, sendo oito do sexo feminino (quatro da categoria “A” e quatro da categoria “B”, o mesmo acontecendo com o masculino). Pelas deficiências intelectual e visual, serão selecionados dois alunos por sexo e categoria, totalizando oito alunos, sendo quatro do sexo feminino, dois da categoria “A” e dois da categoria “B”, o mesmo acontecendo com o masculino.
Esta seletiva serve para a definição do selecionado paulista, que representará o Estado na etapa nacional das Paralímpiadas Escolares, que acontecerá entre os dias 25 de novembro a 1º de dezembro em São Paulo. Dos seis paranadadores dracenenses classificados para esta Seletiva Estadual, apenas Vitor Hugo Gonçalves, S 7 (físico) não participará, uma vez que está sob tratamento médico e aguarda resultados de exames. Ele era o único paranadador deficiente físico classificado da equipe.
Os demais já estão confirmados e embarcam confiantes em busca de uma das vagas no selecionado paulista. É o caso da paranadadora Ana Paula da Silva Paulino, S 14 (intelectual) que busca novamente sua inserção no selecionado nas provas de 100m e 200m nado livre e nos 100m nado de costas, uma vez que no ano passado defendeu as cores do Estado e conquistou a medalha de bronze nos 100m nado de costas e o título de campeã brasileira por equipe. Nesta mesma classe e categoria “B”, Maria Isabel Neves Rechecham nadará pela primeira vez em uma seletiva estadual e participará nas provas de 100m nado livre e costas. Ainda pela mesma classe S 14(intelectual), mas pela categoria “A”, o mais jovem paranadador dos classificados para esta seletiva, Rogério Francisco de Souza participa dos 50m nado livre e costas e dos 100m nado de costas.
Também pela categoria “A”, mas na categoria S 13 (visual), Dalton Isaias de Oliveira Ferreira quer desta vez ser selecionado, pois no ano passado ficou para trás na briga com um paranadador da cidade de Itú. Dalton competirá nas provas de 50m e 100m nado livre e nos 50m nado de costas. Compete também nesta mesma categoria e classe S 13 (visual) Gabriel Rodrigues Cardozo, e participa nas provas de 50m nado peito, nado livre e nado de costas. Dos seis classificados, cinco são alunos das escolas públicas estaduais: Alfredo Machado, Isac Pereira Garcez e Julieta Guedes de Mendonça e um atleta é estudante do Colégio Objetivo.
Para o professor Júlio César Monteiro, os paranadadores estão confiantes, principalmente depois da competição dos Jogos Regionais, quando somente Ana Paula, Gabriel, Maria Isabel e Dalton conquistaram 10 medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata de três de bronze.