Amanhã à noite, a câmara realiza mais uma sessão ordinária. Da pauta, para discussão e votação única, constam sete projetos da lavra do executivo. Quatro deles propõem abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, a fim de reforçar dotações da secretaria municipal da Saúde.
Golpe de mestre
O governador Geraldo Alckmin que terça-feira vem à região, forjou a melhor forma de se blindar contra os opositores, garante um especialista na política. O infectologista David Uip, novo titular da Saúde, é bastante chegado a Lula, Dilma e outros notáveis do PT.
Assunto da hora
No meio de semana, a Folha de S. Paulo publicou matéria, assinada pelo presidente e pelo secretário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp). O artigo, em edição nacional, traduz de forma sincera a opinião da atual diretoria da entidade em relação à odontologia e à saúde no país. A coluna reproduz dois tópicos interessantes da referida matéria.
Projeto incompleto
Afirmam: “As últimas propostas do governo federal para o setor da saúde geraram polêmica, particularmente em torno do programa Mais Médicos. No entanto, dois aspectos fundamentais foram pouco valorizados nesse debate público: o papel do conjunto dos profissionais de saúde e o modelo de cuidado adotado no Sistema Único de Saúde. Falha capital do programa é o olhar vesgo para a saúde. O sistema não é formado somente por profissionais de medicina. Ao reforçar o conceito de que saúde é sinônimo de acesso à assistência médica, reduz-se a questão e reforça-se o modelo hegemônico no país, que não atribui valor às práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças”.
Projeto manco
E finalizam: “O bem-estar de um indivíduo é resultado do cuidado de todo o seu organismo. Inclui, por exemplo, a saúde bucal. Quando pensamos em políticas públicas, pouco se fala da falta de acesso ao atendimento odontológico, problema facilmente explicado pelas condições trabalhistas insatisfatórias oferecidas pelas três esferas de governo aos cirurgiões-dentistas. Muitas vezes, diante dessa dificuldade, a população acaba buscando o autoatendimento ou até é enganada por pessoas leigas que oferecem falsos serviços. É fundamental qualificar a saúde pública. Nossos representantes nos três Poderes têm de abrir diálogo com as entidades odontológicas e demais áreas da saúde”.
Façam o que eu falo…
Apesar de Guido Mantega, seu titular, pregar novos cortes de gastos para aumentar o esforço fiscal do governo, o ministério da Fazenda desembolsou R$ 14,2 milhões para renovar a frota. Adquiriu, junto à Fiat, 165 Palios, 99 Doblós e 19 Lineas.
O defunto era outro
Um acontecimento insólito. No velório municipal de Mirassol, o corpo do jovem Lucas Gulherme de Casemiro (18) foi velado por 14 horas como se fosse Everton dos Santos (23). Nem mesmo o pai de Lucas e a madrasta perceberam que não era seu corpo que estava no caixão.
Rodou a baiana
O treinador Paulo Autuori que até agora só conseguiu vencer um jogo no comando do São Paulo ficou possesso com o zagueiro Wallace. O defensor do Flamengo afirmou que derrotar o tricolor, esta tarde é o mesmo que bater em bêbado. Ao invés de se revoltar contra o becão, seria interessante que Autuori orientasse melhor seus pupilos que mancham a tradição vitoriosa do tricampeão mundial interclubes.