O Governo Municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou nesta semana a contratação de mais dois médicos clínicos gerais, Paulo Alves, de Água Clara (MS), e Marcelo, de Batayporã (MS). O prefeito Jorge Diogo e o secretário municipal de Saúde, Oziel Soares, estão empenhados em resolver a questão de falta de médicos no município.
Oziel informou que o doutor Paulo já está atendendo a população brasilandense uma vez por semana e que, em breve, mudará para a cidade, ampliando os dias e horários de atendimento. Já o doutor Marcelo deve iniciar o atendimento nas unidades de saúde do município no dia 1º de setembro.
O prefeito e o secretário de Saúde estão em negociação com vários médicos e estão próximos de anunciar a contratação de uma pediatra. Jorge Diogo e Oziel Soares também estão em busca de ginecologista e psiquiatra para a rede municipal de saúde.
A falta de médicos é um problema crônico do Brasil e não afeta apenas Brasilândia, no Mato Grosso do Sul. A Secretaria Municipal de Saúde cadastrou o município no programa federal “Mais Médicos”, mas na primeira chamada, nenhum médico brasileiro demonstrou interesse em atender à população brasilandense. A próxima chamada será com médicos estrangeiros.