Nesta quarta-feira (28), a secretaria municipal de Educação de Adamantina inaugura a Sala de Leitura da Escola Navarro de Andrade.
O local já existia e agora foi reorganizado para receber um grande acervo bibliográfico. São cerca de 500 livros ganhados pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O município aderiu ao programa e em contrapartida foi presenteado com os livros de literatura infantil.
Uma das propostas do Pacto é transformar conhecimento em aprendizagem, por isso os professores utilizam os livros que são de literatura infantil em suas aulas: “Com embasamento nos livros literários, os professores desenvolvem suas aulas e transformam o material em conteúdo didático como propõe o Pacto, Alfabetizar letrando”, explicou a supervisora da rede municipal de ensino fundamental, Maria Vagna da Silva Ribeiro. Segundo ela, “Adamantina ganhou cerca de 800 livros, que foram distribuídos nas escolas de ensino fundamental do município”.
Segundo informações disponíveis no site do Pnaic, “O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental”.
Para orientar os professores e alunos da rede de ensino fundamental do município, existem duas orientadoras do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, em Adamantina, Viviane Pereira de Souza e Juciléia Steffen Pereira dos Santos, que atuam nas três escolas de ensino fundamental de Adamantina.