No Estádio da Luz, no sábado em Lisboa, o São Paulo deu sinal de vida e conseguiu colocar fim a uma série de jejuns em vitória por 2 a 0 sobre o Benfica. Com um gol de Aloísio e outro de Rafael Toloi, os são-paulinos ganharam pela primeira vez após 14 jogos e assim conquistaram a Copa Eusébio, nome do torneio amistoso de uma só partida. Além da disposição defensiva, desta vez a equipe de Paulo Autuori também conseguiu balançar as redes.
Com o gol marcado por Aloísio aos 6min do segundo tempo, o São Paulo quebrou um tabu de 555 minutos de futebol sem marcar um gol. O último havia sido feito por Rogério Ceni aos 35min do primeiro tempo contra o Vitória em 14 de julho. Já a última vitória havia ocorrido em 29 de maio, contra o Vasco, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Motivado por também conquistar sua primeira vitória depois de sete jogos no retorno ao São Paulo, Autuori vai agora em busca do título da Copa Suruga Bank, no Japão. Amanhã,o rival pela competição amistosa será o Kashima Antlers. Os são-paulinos só voltam ao Brasileiro no sábado que vem, diante da Portuguesa, no Canindé.
Mesmo sem uma atuação exuberante, o São Paulo mostrou a mesma disposição defensiva que marcava suas últimas partidas. Os portugueses ameaçaram com Lima, já aos 3min de jogo, em bola que explodiu no travessão. Djuricic, aos 39min, ainda exigiu trabalho de Rogério Ceni, que novamente foi bem.
Com Maicon no lugar de Fabrício para o segundo tempo, o São Paulo melhorou seu toque de bola e conseguiu, enfim, encerrar seu jejum de gols. Aos 6min, Jadson encontrou Aloísio por trás da zaga do Benfica e o centroavante desviou com estilo diante do goleiro Paulo Lopes. Houve muita comemoração entre os são-paulinos e uma certa sensação de alívio.
O placar ainda seria dobrado aos 19min em lance discutido, mas que foi legal. Depois de escanteio, Rodrigo Caio mostrou raça e impulsão, venceu de cabeça e Toloi, livre, desviou para o gol. O zagueiro parecia impedido e sequer comemorou, mas tinha condições de jogo. Quem cochilou na marcação foi justamente um ex-são-paulino, o lateral Cortez, cedido por empréstimo.
O Benfica ainda se lançou ao ataque para tentar, ao menos, diminuir a desvantagem diante de seus torcedores, mas o São Paulo mostrou muita disposição. Também apareceu quem já vinha bem nas partidas mais recentes: Rogério Ceni, com boas defesas, confirmou a vitória por 2 a 0 em Portugal.