Está sendo realizado nas Escolas Municipais o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Junqueirópolis – 2013, promovida pela Divisão de Educação.

Segundo a coordenadora Silvana, a avaliação é elaborada a partir dos materiais utilizados pela Rede Municipal: Programa Ler e Escrever, Livro didático e EMAI – Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. “Através dos tempos, a avaliação vem se alterando em diferentes métodos e características. A avaliação é um instrumento educacional garantido pela LDB de forma contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. No entanto, não podemos desvincular a influência das relações sociais na questão avaliativa, onde pode sim interferir na aprendizagem do conteúdo.

A Rede Municipal de Educação avalia os alunos de diferentes formas, como também realizando várias avaliações durante o ano letivo. Os 3ºs e 5ºs anos participam da avaliação do SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. “Os alunos dos 2ºs anos participam da Provinha Brasil e dos 5ºs anos da Prova Brasil, que são avaliações feitas em parceria com o Governo Federal”, enfatizou.

Além destas avaliações, a Divisão de Educação elabora e aplica três avaliações durante o ano letivo, em todos os anos do Ensino Fundamental. Já foi realizada uma no mês de março e outra neste início do mês de agosto.

Participou desta avaliação um total de 1.050 alunos. O Sarej avalia habilidades relacionadas à leitura e escrita, como também de raciocínio lógico matemático. As avaliações possuem questões de múltipla escolha em que os alunos precisam ler, interpretar e resolver as questões da melhor forma possível.

Após a realização das avaliações estas serão corrigidas pelas próprias professoras juntamente com as coordenadoras de cada ano, serão analisados os resultados e assim descobrir o que os alunos já aprenderam e o que não aprenderam ainda. A partir desses dados toda a equipe de professores e coordenadores irá traçar metas para oferecer oportunidades aos alunos de avançarem em seus conhecimentos.