O Sebrae-SP lança a cartilha “Venda Melhor-Dia dos Pais” para auxiliar os empresários a aumentarem suas vendas na data, considerada pelo comércio varejista como uma das mais importantes do calendário. Para obter a cartilha, disponível na internet no endereço http://sebr.ae/sp/vendamelhor_pais o empreendedor deve se cadastrar no site ou ir pessoalmente até um escritório do Sebrae-SP e retirar.
Detalhada, a cartilha ensina como montar kits temáticos para variados tipos de pai – do clássico ao fanático por futebol –, além de passar dicas valiosas, ensinando ao comerciante como as práticas cotidianas podem refletir positivamente no seu faturamento.
Para atingir esse objetivo, a cartilha orienta o lojista quanto a alguns cuidados essenciais: não estocar itens demais apenas com vistas a aproveitar descontos de fornecedores; não comprar pouco e, com isso, perder oportunidades de venda. Fazer um mix de produto e serviços, fazer promoções, criar motivos e oferecer sugestões por faixa de preços também estão entre as instruções de apoio ao comerciante.
OITO DICAS PARA NÃO ERRAR – Defina seu público-alvo: em datas comemorativas, o público que vai frequentar sua loja pode não ser o seu público-alvo atual. Atenção aos cuidados essenciais: consulte sempre seus vendedores antes de realizar pedidos de compra. Faça um mix de produtos/serviços: pense em pacotes de serviços, cheques-presente e explique as condições de troca. Treine seus funcionários: o vendedor deverá utilizar argumentos de vendas diferentes e saber passar informações detalhadas. Faça promoções e crie motivos: Promoção é vender algo, não somente baixar preço. Inove, invente, você é quem define o que promover. Adapte o ponto de venda: crie uma rotina de vendas para que o caixa seja rápido no fechamento da venda.
Divulgue sua loja: faça propaganda em jornal, revista, rádio, TV, faixas, carro de som, banner, etc. Atenda bem seu cliente – conheça bem seu cliente e mantenha com ele diálogo constante, além de ter domínio da informação.