Com o reinício das sessões camarárias, os edis tendem a contentar seus eleitores e, por isso, devem solicitar a colocação de mais redutores de velocidade nas vias públicas, em pontos considerados críticos. Para driblar os incômodos obstáculos, muitos motoristas fazem a ultrapassagem na diagonal. Um especialista adverte que a medida provoca torção na carroceria do veículo, podendo causar o rompimento de pontos de solda. E gerar estalos e barulhos, difíceis de serem diagnosticados.
Como agir
O informante da coluna acrescenta que as lombadas, também conhecidas como quebra- molas, fazem por merecer o apelido. Desviar delas é perigoso. E conclui com o conselho: “para não ter aborrecimentos, passe em baixa velocidade, de preferência perpendicularmente”.
Descendo a ladeira
Caso sejam confirmadas as previsões do Climatempo, a temperatura deve cair 10 graus, entre hoje e quinta-feira, nesta cidade. A queda começa a se delinear amanhã, em razão de possível garoa, nos períodos da manhã e da noite. O instituto meteorológico prevê máximas de 30º e 20º, com mínimas de 9º e 6º, entre quarta e quinta.
Tucano arisco
Tão solícito e sorridente com os jornalistas, em outros e melhores tempos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) agora evita a imprensa. Como havia feito em Campinas, fugiu dos jornalistas, durante a inauguração de um etanolduto, em Ribeirão Preto, na manhã de ontem. Ele enfrenta críticas e questionamentos sobre um suposto cartel na disputa pela venda de trens ao estado, entre 1998 e 2008.
Redescobrindo o interior
No final de semana, o Partido dos Trabalhadores realizou concorrido encontro num haras, próximo a Bauru. Na abertura, apresentou-se uma escola de samba da cidade de Assis que – após entoar várias composições carnavalescas – emendou com o hino do Corinthians, objetivando agradar o ex-presidente Lula, figura mais importante da reunião. Só que, durante o oba-oba, vários companheiros não pouparam o deputado Edinho Silva, presidente estadual da sigla. Prefeitos e vice reclamaram que Silva não ouviu suas demandas.
Passagem meteórica
Luiz Inácio Lula da Silva não ficou mais que 30 minutos, no encontro. O bastante para criticar os pessimistas com relação ao país e a grande mídia. Disse que precisava ir embora logo, pois tinha exames no hospital Sírio-Libanês. Outra vez destinou adjetivos pesados à oposição, “por plantar boatos infundados de que o câncer, diagnosticado na garganta, tenha se espalhado pelo restante do corpo”.
Pizza no forno?
Amanhã, tem início o julgamento dos recursos dos 25 condenados no processo do “mensalão”, com a discussão sobre a possibilidade de se mudar a sentença de 11 réus, entre eles a cúpula do esquema de corrupção que usou dinheiro público para comprar deputados no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Manifesto de apoio
“Rogério Ceni, você tem todo nossa força. Apesar de chegar aos 40 anos, você é o melhor goleiro do país. Não ligue para aqueles que o criticam e continue batendo pênaltis. Intrometa-se na escalação do time e derrube tantos técnicos quantos forem necessários. Esperamos que continue no gol do São Paulo, por todo o sempre”. Assinado: torcedores do Corinthians, do Palmeiras, do Santos e da Portuguesa.