As famílias brasilandenses que estiveram no estádio municipal no Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, aproveitaram bastante o feriado participando do 1º Festival de Pipas. Apesar dos atrativos virtuais oferecidos pela Internet, pais e filhos brincaram juntos durante toda a manhã soltando pipas, uma das brincadeiras mais antigas de nossa cultura.
O prefeito Jorge Diogo, a primeira dama, Léia Diogo, e a filha mais nova do casal, Iris, também aproveitaram o momento de recreação. A secretária municipal de Assistência Social, Eliane Lopes Leite, demonstrou toda habilidade empinando uma das maiores pipas do festival. Os vereadores Sérgio Abreu e douto Alexandre também entraram na brincadeira.
O festival foi promovido pela secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Departamento de Cultura. Os organizadores escolheram a pipa de Jaine Vieira (17), a mais bonita; a pipa de Eduardo Soares (20), a mais exótica; a maior pipa foi a de Gustavo Gama (16) e Julio Rodrigues (11) e a menor pipa foi a de Otávio Araújo (15).
Para concorrer aos troféus do festival, as pipas tinham que permanecer no ar por alguns instantes.