Cerca de 80 mulheres foram atendidas no Assentamento Mutum, pelo Grupo Onça Pintada (GOP), que esteve em Brasilândia-MS, no dia 30 de agosto. A ação tem o objetivo de orientar e prevenir o câncer de mama. As mulheres assistiram a uma palestra com várias orientações sobre o autoexame. Em seguida foram iniciados os atendimentos e durante o período de espera, as mulheres tiveram um bate-papo com uma psicóloga. Foram encontradas alterações em três mulheres, que serão encaminhadas para realização de novos exames.

Os atendimentos foram feitos na escola municipal do assentamento, em um ônibus adaptado com um consultório, e contou com a presença do prefeito Jorge Diogo, da vice-prefeita Márcia Amaral, do secretário municipal de Planejamento e Finanças Valdeires Bento dos Santos (Piacatu), do presidente da Câmara, vereador João Madeira, do líder do governo, vereador Sérgio Abreu e do vereador Quinca da Fenix.
O presidente do GOP, Rodrigo Machado, também participou da ação. O GOP conta com o apoio do deputado estadual Paulo Corrêa.
O prefeito Jorge Diogo ressaltou o trabalho de divulgação feito por Valdemar e considerou que a ação não teria sucesso sem o empenho dessa importante liderança do Mutum.
GOP – O Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental que desenvolve amplo trabalho de prevenção e combate ao câncer de mama no Mato Grosso do Sul. O projeto existe desde 2001 e já percorreu quase todos os municípios do Estado. O projeto foi criado por iniciativa do deputado Paulo Corrêa, que perdeu a mãe e outros familiares em decorrência do câncer. O GOP conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde. Já são mais de 40 mil pessoas atendidas.