Foi realizado no último sábado (7), na quadra esportiva da EE José Firpo, o VI Capufest – Encontro Estadual de Capoeira – organizado pelo Mestre Caculé do Grupo de Capoeira Modelo e Cidadania de Lucélia.
O município recebeu grupos de várias cidades como Barão de Antonina, Dracena, Junqueirópolis, Herculândia, Adamantina, Pracinha, Inúbia Paulista, Osvaldo Cruz, Parapuã, Bastos, Araçatuba, Caiabu, Presidente Prudente, Jundiaí, Marília e São Paulo; do Estado do Paraná como Londrina, Astorga, Cambe, Jaguapitã, Jacarezinho e Campo Verde do Mato Grosso do Sul. Também contou com a participação especial de Anande das Areias autor do livro “O que é capoeira”.
No evento houve apresentações de teatro, dança folclórica, poesias, roda de mestres e realizados batizados e formatura.
A capoeira se tornou não apenas uma arte ou aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de países em todos os continentes, todo ano a capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos estrangeiros. Mestres e contra-mestres respeitados são constantemente convidados a dar aulas no exterior, apresentações de capoeira, geralmente administradas em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade, são realizadas no mundo inteiro. Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro.