No último fim de semana, de 13 a 16 de setembro, os alunos de Medicina Veterinária das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) participaram do I Curso de Casqueamento em Bovino, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizado nas dependências da Clínica Veterinária da faculdade.
O curso foi ministrado pelo técnico José Carlos da Costa, palestrante do Senar há mais de 25 anos, e organizado por Geraldo Mantovani, do Sindicato Rural de Adamantina.
Nesta oportunidade pode-se aprender tanto o casqueamento de manutenção do gado bovino, como o diagnóstico, tratamento e prevenção das principais patologias dos cascos desta espécie, explicou o coordenador de Medicina Veterinária da FAI, Alexandre Wolf, ao lembrar que o programa teve início com aulas teóricas e prosseguiu com aulas práticas.
Além do assunto principal (casco bovino), o curso abordou métodos para derrubar e conter o animal, para a execução de procedimentos nos cascos com segurança.
Durante as aulas foram utilizados alguns animais da própria Clínica Veterinária da FAI para o aprendizado do casqueamento de manutenção e também foi realizado o procedimento de correção de tiloma (gabarro) em um touro de um proprietário da região e em algumas vacas da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, de Pracinha, que produz o Leite da Vaca.
Tal evento foi de grande valia pelas novas informações e técnicas adquiridas, já que esta área de atuação, também do médico veterinário, é promissora tanto no gado elite de bovino de corte, como de rotina em bovino de leite, havendo grande demanda por profissionais capacitados para tal atividade, finalizou Wolf.