Diversos dracenenses evidenciam mal-estar com certos fatos que se verificam nas zonas urbana e rural. Na cidade, externam descontentamento com as obras que se processam no trevo principal da rodovia Comandante Ribeiro de Barros que tumultuam o trânsito de veículos. Na zona rural, a queixa maior é com respeito à interrupção da estrada José Mazzoni, uma das principais rotas de escoamento da produção dos pequenos produtores. Pior que, tanto a municipalidade como a secretaria estadual dos Transportes (via DER), não acenam com soluções rápidas.
Vai com os outros
Mais uma vez, o PTB de Moisés Antonio de Lima não lançará candidato ao governo do estado. Em reunião com membros da sigla, no fim de semana, o deputado Campos Machado confirmou apoio à reeleição de Geraldo Alckmin de quem já foi vice. No momento, o presidente estadual do PTB corteja o astronauta Marcos Pontes, oferecendo a legenda para que ele concorra a uma cadeira na câmara federal.
Início trágico
A primavera começou de forma terrível para os moradores de Taquarituba, pequena comunidade de menos de 30 mil habitantes, nas proximidades de Avaré. No começo da tarde de domingo, um tornado matou quatro pessoas e feriu pelo menos mais setenta, além de provocar elevados danos materiais. Ontem, autoridades municipais e bombeiros calculavam que duas centenas de residências e prédios comerciais não resistiram à intensidade dos ventos.
Rescaldos da tragédia
Um adolescente figura entre os mortos. Ele se encontrava num ginásio de esportes cuja cobertura caiu. Também sucumbiram um motorista de caminhão, um condutor de um ônibus e um passageiro do referido coletivo. Como a torre encarregada de captar os sinais não resistiu ao vendaval, a cidade ficou privada da telefonia fixa e celular.
Secura
Nesta região, os institutos meteorológicos prevêem um prolongado período de estiagem. Segundo o Climatempo, não deve chover ao longo da semana, com a temperatura oscilando entre a máxima de 31º e a mínima de 11º. Certeza de acentuada queda na umidade do ar, com a multiplicação de problemas respiratórios de idosos e crianças.
Gente poderosa
Até 16h30 de ontem, a grande imprensa escrita e televisada pouco ou nada informava sobre os desdobramentos da paralisação nacional dos bancários. Um amigo nosso, cético como sempre, não poupou: os banqueiros são muito fortes, influentes e patrocinam dezenas de noticiários e financiamentos. Os funcionários solicitam reajuste de 11% e os patrões oferecem pouco mais de 6%.
Pé na cova
Mal iniciado o returno do Brasileirão, dois clubes viram agravadas suas situações no torneio, após a rodada de anteontem. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Náutico de Recife vive momento desesperador, com 99% de risco de voltar à série B. A seguir vem a Ponte de Campinas com 84% e o Vasco do Rio com 57%. São Paulo, Santos e Portuguesa integram o grupo dos outros 13 ameaçados
Através dos séculos
Com relação ao futuro dos implicados nos últimos escândalos que se verificam no país, especialmente no âmbito político, um leitor pede que se reproduza o que escreveu o filósofo Heráclito de Éfeso, há 2.500 anos: “A lei é como uma cerca; quando é forte passamos por baixo; quando é fraca, passamos por baixo”.

andreo@portalregional.net.br