Um velho morador da comunidade afirma estar assustado com o elevado número de acidentes, envolvendo veículos de quatro rodas e motocicletas. Ele questiona se não se verifica uma declarada animosidade entre os ‘adversários’? E acrescenta: “Numa cidade de pouco mais de 40 mil habitantes em que as distâncias são curtas, haveria a necessidade de tanta disputa entre uns e outros?”
Eles merecem
Segunda-feira, em sessão que apresenta na ordem do dia apenas o segundo debate e votação de projeto dos vereadores verdes Shoiti Kanezawa e Divanir Ledo dos Santos sobre normas de loteamentos, o legislativo vai prestar oportuna homenagem aos voluntários que confeccionam pães, sob a laje da matriz. A concessão dos diplomas de honra ao mérito foi sugerida pelos edis Rodrigo Castilho (PDS) e Milton Polon (PPS), com o aval dos companheiros.
Sem piscina
Após uma sexta-feira quente, parece que os habitantes desta agitada província vão conviver com chuvas, de hoje até segunda. De acordo com o Climatempo, existe a previsão de 33 milímetros, no período. Mesmo com as precipitações, a temperatura não deve cair na largada da primavera que se inicia amanhã.
Bola de neve
Oprimidos pelos baixos salários oferecidos pelos cada vez mais poderosos patrões, os bancários deflagraram mais uma paralisação. Como sempre, o movimento ganha corpo nas comunidades maiores, com os empregados de agências menores temerosos e reticentes. A diferença entre o pleiteado e o que os banqueiros oferecem justifica a greve.
Tática manjada
Diariamente, a imprensa de todo o país registra as lamúrias de pessoas que são ludibriadas por estelionatários. Para os pequenos golpes, os malandros selecionam pessoas de poucas posses ou aposentados, sequiosos de engordar o ridículo provento do INSS ou do governo do estado. O que não se entende é que indivíduos ainda possam ser logrados por falsos vendedores de veículos que oferecem possantes máquinas a preço de banana.
Eles são criativos
Os traficantes de drogas estão sempre se renovando. De acordo com um delegado de polícia, eles estão montando sofisticado “consórcio”. Os traficantes se unem, montam uma caixinha e pagam uma única pessoa para buscar a droga de todos, de uma só vez. Além de gastar bem menos, os chefes de bandos comemoram apreensão de drogas bem menor, pois são efetuadas viagens em número reduzido.
Deixa saudades
Antonio Mariano faleceu, no meio de semana. Profundo conhecedor da língua portuguesa, transmitiu seus conhecimentos aos alunos de escolas de Tupi Paulista, São João do Pau d’Alho e Nova Marília onde também exerceu funções administrativas na escola. Por aqui, marcou sua passagem, lecionando nos cursos técnicos da extinta Associação de Ensino de Dracena, braço de uma entidade que viria a se transformar na Unimar.
Cavaleiro andante
Toninho desembarcou em Tupi Paulista, no início dos anos 1960. Antes de encarar o magistério, foi atacante da Associação Desportiva Araraquara, rival da Ferroviária que também teve sua fase áurea no futebol profissional do estado. Depois que se aposentou, o único torcedor da Portuguesa de Desportos, na região, começou a caminhar. De posse de um cajado improvisado, para protegê-lo de cães e outros animais, costumava enfrentar longas distâncias. Algumas vezes foi visto em deslocamentos para Andradina e Panorama.
andreo@portalregional.net.br