Aconteceu entre os dias 26 e 28 de agosto, em Bauru, a “Segunda Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”, coordenada pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que reuniu as 19 delegações regionais do Estado de São Paulo – representações legítimas da sociedade civil organizada – (de associações, de indígenas, de quilombolas, de agricultura familiar) e poder público (de âmbito municipal, estadual e federal), para comporem as propostas de desenvolvimento agrário do Estado de São Paulo que irão às plenárias na conferência nacional que acontecerá em Brasília no mês de outubro.
Os delegados regionais eleitos na primeira conferência realizada em Dracena no dia 5 de julho e que representaram a região da Alta Paulista no evento foram o atual secretário de Agricultura de Tupi Paulista e presidente da Avirtupi, Luís Figueira, a presidente da Associação dos Produtores Rurais de Dracena, Gislaine Oliveira, a representante da juventude rural, Daiara Oliveira e a secretária de Meio Ambiente de Dracena, Flávia de Paula Assis Campos.
Ao final do Congresso, foram formuladas e debatidas 210 propostas nas quatro plenárias temáticas, das quais as 40 mais votadas serão as propostas do Estado de São Paulo na Conferência Nacional. Os mesmos delegados estaduais foram eleitos para representarem a região da Alta Paulista.
Esteve participando do evento o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Reinaldo Prates da Silva.