Na quarta-feira (12), os municípios de Tupi Paulista e Dracena realizaram parceria para efetuar trocas de sementes de espécies nativas (trocas gênicas), devido ao fato de pertencerem ao mesmo bioma (Mata Atlântica) e estarem distantes cerca de 19,4 km. Estiveram presentes na Secretaria de Agricultura de Dracena, o secretário da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Tupi Paulista, Luís Figueira, o secretário da Agricultura de Dracena, Antenor José de Oliveira Filho e as interlocutoras do meio ambiente.

A parceria tem como objetivo aumentar a variabilidade genética e diversidade das espécies nativas de ambos os municípios, sendo que, quando efetuada a coleta de sementes, são sempre utilizadas as mesmas matrizes ou filhas dessas matrizes, proporcionando a diminuição do potencial de variabilidade e diversidade genética.
Com essa parceria entre os municípios cria-se uma vertente que modifica o panorama atual, tornando as espécies nativas de ambos os municípios mais eficazes e resistentes para responderem a intempéries e persistirem evolutivamente.
Dessa forma, os municípios buscam, com a parceria, a manutenção e preservação da biodiversidade.