A UFPR, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) realiza hoje (11), a coleta de amostras da água na Ponte sobre o Rio Paraná, divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. O objetivo é verificar se a construção da ponte está interferindo na qualidade da água.
A coleta integra o Programa de Proteção de Corpos Hídricos. O monitoramento é realizado dentro do projeto de gestão ambiental G-Pontes aplicado durante a construção da ponte que faz a divisa entre os municípios de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP).
Além do monitoramento da qualidade da água, a UFPR/ITTI também realizará o Programa de Controle de Ruídos, que irá verificar se há poluição sonora no entorno da obra.
G-PONTES – O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente o ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
ITTI – O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.