Os fortes ventos que vêm atingindo as cidades da região nos últimos dias estão causando surpresa e, ao mesmo tempo, assustando moradores da zona urbana e rural. Os casos mais freqüentes nas rajadas repentinas, geralmente seguidas de chuva com alta incidência de raios, são as quedas de árvores.
Além de derrubar árvores, as ventanias estão derrubando placas e painéis nas lojas de comércio, interrupções nas linhas telefônicas, internet e energia elétrica. Na região, em Junqueirópolis, foram registrados dois fortes temporais na semana passada. O último, que ocorreu na tarde de sábado (21), derrubou várias árvores na cidade e zona rural, destelhou algumas casas e arrancou painéis de lojas comerciais.
O Corpo de Bombeiros de Dracena, apesar de não ter registrado nenhum acidente devido aos fortes ventos até agora, orienta a população a se precaver nesta época do ano. “Deve-se tomar cuidado ao procurar abrigo nesta hora, não ficar embaixo de árvores, onde, além do risco de raios, pode ocorrer queda de galhos que podem atingir as pessoas”, explica o 1º Sargento Celso Dias, comandante interino do Posto de Bombeiros de Dracena.
Dias também orienta os moradores a evitarem se proteger sob prédios em construção. “Pode ocorrer quedas de blocos de concreto, tijolos, barras de ferros e madeiras dos andaimes”, explica. Os veículos, de acordo com o sargento, também devem ficar protegidos ao perceber tempo de chuva e tempo, evitando estacioná-los ao lado de prédios em obras.