No dia 23 de setembro, adolescentes da Fundação Casa Irapuru I ministraram uma palestra sobre os cuidados necessários para soltar pipa, para jovens do projeto Semente da Vida, de Junqueirópolis. Entre os assuntos abordados, os adolescentes chamaram a atenção quanto a importância de não usar cerol, cuidados com a rede elétrica e local adequado para soltar pipas.
O conteúdo ministrado foi, primeiramente, trabalhado na própria Fundação Casa, em um projeto realizado pelos professores de educação física, Ademir Eugenio e Jose Adonis Silva Junior. Neste segundo momento, o objetivo foi possibilitar que os adolescentes compartilhassem o conhecimento aprendido, a fim de quebrar paradigmas e semear novas possibilidades de futuro, com um novo olhar.
Após a palestra, o grupo ainda confeccionou pipas, usando criatividade, incentivo e motivação para exercitar e resgatar a cultura tradicional e popular brasileira de forma lúdica e prazerosa.
A assistente social e os educadores do projeto Semente da Vida, Fábio Costa, Christiane e Melissa, convidaram a Fundação Casa para que trabalharem juntos novos temas. Também o diretor do Centro, Edi Cesar, e a coordenadora pedagógica, Nancy Maria, avaliaram como positiva a ação, afirmando que ações de interação social como esta favorecem ao retorno dos adolescentes à sociedade de forma construtiva.
Fundação Casa – O Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), de Irapuru, atende a 80 jovens carentes inseridos em diversas oficinas, como informática, dança, artes, músicas, entre outros. Eles cursam a escola formal em período oposto ao do projeto e são inseridos no mercado de trabalho com jornada de meio período.