Entre os quatro estudantes da região escolhidos para representar a região de Presidente Prudente no Parlamento Jovem de São Paulo está o estudante Daniel Augusto Fabri, da ETEC Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina.
O aluno inscreveu seu projeto e passou por uma seletiva juntamente com 234 alunos entre escolas públicas e particulares. O projeto do adamantinense foi um dos 94 selecionados do estado de São Paulo. Na região, alunos de Dracena, Presidente Prudente e Santo Anastácio também apresentarão projeto.
Com o tema “Jovens no Conselho Municipal de Segurança” (Conseg), o projeto propõe o engajamento social de jovens no Conselho, através da criação de uma Lei que cria vaga para o segmento jovem.
A professora doutora Izabel Castanha Gil foi a orientadora do trabalho; ela explica que o projeto foi inspirado na tragédia da Boate Kiss. “É importante que os jovens estejam envolvidos com estas questões de segurança, pois eles estão expostos aos riscos. Com sua participação, o jovem promove sua autoproteção e ao mesmo tempo o engajamento social”, disse a orientadora.Ela conta ainda, que o trabalho partiu da frase “A alegria está para juventude como a segurança está para a vida”.
Daniel tem 16 anos, cursa a 2ª série do ensino médio e sempre estudou em escola pública. Ele conta que é a primeira vez que participa de um evento com esta proporção. O aluno revela que o objetivo em participar do Parlamento é aprender mais sobre a política do Estado. “Sempre estive envolvido com a política local, agora quero ampliar meu conhecimento”, complementa.
O evento acontece nos dias 7 e 8 de novembro, em São Paulo, com a diplomação e a posse dos deputados. No primeiro dia, os jovens assistirão a uma palestra e no dia 8 será a apresentação dos trabalhos. As apresentações ocorrerão durante sessão plenária na Assembleia Legislativa.