A Associação Brasilandense de Agentes Ambientais (Assobra) recebeu, na sexta-feira (18), uma prensa nova, oferecida pela associação Compromisso Empresarial Ambiental (Cempre). Além do equipamento, os agentes da Assobra assistiram a uma palestra sobre reciclagem, também oferecida pela Cempre, no Anfiteatro Ramez Tebet.

No mês de agosto, a Cempre já havia fornecido à Assobra equipamentos de proteção individual, como botinas, luvas e óculos. A Assobra voltou a funcionar na administração municipal Jorge Diogo, após a construção de um novo barracão. Isso porque o antigo local foi destruído por um incêndio. A associação existe desde 2003 e o prefeito Jorge Diogo disponibilizou veículo, equipamentos e funcionário para apoiar as atividades dos catadores.
Em entrevista à Rádio Cidade FM, o prefeito Jorge Diogo destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Assobra e garantiu, mais uma vez, todo o amparo por parte do governo municipal de Brasilândia (MS). “A prefeitura precisa dessa parceria, por isso ofereceu o barracão novo, energia e água sem custo e caminhão à disposição para a coleta do material reciclável da cidade. Torço para que a Assobra cresça e torne-se referência regional”, disse.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Donizeth Roledo, também reforçou que o governo de Brasilândia está empenhado em contribuir no que for possível para favorecer cada vez mais o trabalho da Assobra.
SERVIÇO – O trabalho de coleta da Assobra é realizado da seguinte maneira: Nas segundas-feiras, passa pelo Jardim Imperial, Camargo I e II, Jardim Brasília, Mão Amiga e parte do centro. Às quartas-feiras, são atendidos o Centro, Thomaz de Almeida, João de Abreu I e II, José Rodrigues e entorno do João Paulo da Silva. Também às quartas, mas quinzenalmente, há coleta no Novo Porto João André, pela tarde. E às quintas e sextas-feiras, os catadores realizam a separação dos materiais e a prensagem.