De 14 a 26 de outubro, atletas de cinco modalidades esportivas levarão o nome de Dracena nos 77º Jogos Abertos do Interior. Mogi das Cruzes, cidade sede do evento, deve receber 15 mil atletas durante os dias de competição; ao todo, são 202 cidades, que competirão em 25 modalidades. Dracena estará representada no futsal, malha, handebol, tênis e bocha.
Segundo o secretário de Esportes, José Carlos Barbosa (Zeca), a delegação dracenense terá, aproximadamente, 80 pessoas. “São cerca de 50 atletas, além de técnicos, dirigentes, preparador físico, equipe de limpeza, assistência técnica, entre outras funções.” Ainda de acordo com Zeca, alguns dirigentes viajam amanhã (13). Futsal e malha, primeiras equipes que irão pegar estrada rumo a Mogi das Cruzes, viajam na segunda-feira (14).
A grande estreia da Cidade Milagre será no futsal, na próxima quarta-feira (16), às 10h, contra Sorocaba. Dracena está no grupo B e também terá jogos na quinta-feira (17), contra Presidente Venceslau, e sexta-feira (18), contra Guaratinguetá. Todas as partidas serão no Centro Esportivo Placidino; ao todo, são 21 cidades competindo nesta modalidade pela segunda divisão.
Na malha, a equipe dracenense que conquistou o ouro nos Jogos Regionais volta a brilhar entre as favoritas da competição que terá outros 17 municípios neste esporte. Como cabeça de chave, Dracena, que está no grupo B, não joga na primeira rodada, tendo sua primeira partida marcada para quinta-feira (17), às 12h, contra Sorocaba. E na manhã seguinte, outro jogo, às 9h, contra Votorantim. A modalidade será disputada no Clube de Malha Paulicéia.
Já os tenistas que representam a Cidade Milagre estreiam na sexta-feira (18), às 12h, contra Lins. Os jogos serão no Tênis Clube de Mogi das Cruzes. Esta modalidade esportiva terá 16 cidades participantes, divididas em um único chavão. Dracena terá três tenistas na briga pelas primeiras colocações.
Os talentos do handebol têm sua primeira partida daqui uma semana, no sábado (19). O time medalha de bronze nos Jogos Regionais 2013 está no grupo B e volta, agora, a todo vapor. Em seu grupo estão Itatiba, Suzano e Sorocaba. Contando com Dracena, 16 cidades disputam a melhor colocação no handebol.
E a equipe dracenense de bocha é a última a registrar sua marca nesta edição dos Jogos Abertos do Interior. A cidade está no grupo C e tem seu primeiro jogo no dia 20 de outubro, contra Jaguariúna. No mesmo grupo estão Jaú e Pindamonhangaba. Outras 20 cidades competem nesta modalidade; também na bocha Dracena está entre as favoritas.
Nesta primeira etapa, com exceção do tênis, apenas duas equipes de cada grupo passam para a segunda fase. Nos Jogos Abertos, Dracena integra a segunda divisão; a classificação da Cidade Milagre veio devido às boas atuações nos Jogos Regionais, em julho deste ano.
Segundo material informativo da secretaria de Esportes do município, outras equipes dracenenses classificadas para os 77º Jogos Abertos do Interior tiveram problemas de diversas ordens e não poderão viajar. O biribol optou pela não participação e o voleibol feminino tem uma competição no Mato Grosso do Sul no mesmo período.
ABERTURA – A cerimônia de abertura dos Jogos Abertos do Interior está marcada para quarta-feira (16), a partir das 19h, no ginásio municipal “Professor Hugo Ramos”, no Mogilar, Mogi das Cruzes.