Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o governo municipal de Brasilândia (MS) realizou, no dia 24 de setembro, no Anfiteatro Ramez Tebet, a aula inaugural dos cursos de ajustador mecânico, aplicador de revestimento cerâmico e costureiro industrial, oferecidos gratuitamente pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio José da Silva, o Toninho, parabenizou a todos os inscritos no curso por buscarem a profissionalização e elogiou o prefeito Jorge Diogo por estar empenhado em oferecer cada vez mais cursos à população brasilandense. “Precisamos nos capacitar. O desenvolvimento está chegando para nossa querida cidade de Brasilândia”, disse o parlamentar.
O Pronatec foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e a parceria com os serviços nacionais de aprendizagem, Senai, Senac, Sesc e Sesi complementou essas ações a fim de buscar melhor qualidade de vida através do trabalho.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Eliane Lopes Leite, o mais importante é que todos os cursos disponibilizados para Brasilândia têm tido grande demanda. “Estamos trabalhando para contemplar a todos os interessados e vocês, que já estão aqui, sabem da necessidade de insistir, de persistir no curso para depois encarar o mercado de trabalho em melhores condições”, disse Eliane.
Dos três cursos iniciados na última quarta-feira, dois terão instrutores de Brasilândia. São eles, José Pereira dos Santos (aplicador de revestimento cerâmico) e Cleuza Cavalcante Nunes (costureiro industrial). O curso de ajustador mecânico terá como instrutor Wesley Ramos, de outra cidade. São 16 vagas para ajustador mecânico, 20 para aplicador de revestimento cerâmico e 32 para costureiro industrial divididas em duas turmas.
O prefeito Jorge Diogo falou do orgulho de planejar a “cidade do futuro” junto com a população. Segundo ele, o governo municipal passou todo o primeiro semestre planejando as ações a serem executadas em curto, médio e longo prazo. “Queremos nossa cidade desenvolvida, gerando emprego e renda e queremos nossa população preparada para ser beneficiada por tudo isso”.
A parceria com a Fiems também foi destacada pelo prefeito, que considerou um desafio capacitar o maior número de pessoas possível para o mercado de trabalho. Para o prefeito, é inevitável o desenvolvimento de Brasilândia nos próximos anos. “Isso fica claro nos investimentos que a Fiems vem fazendo aqui. Primeiro conseguimos a biblioteca do Sesi, agora o container do Senai. Com a Fiems, vamos muito mais longe e nossos cidadãos vão disputar o mercado de trabalho com muito mais condições”, finalizou Jorge Diogo.