Instalada no recinto da Aceruva, a Base de Bombeiro Comunitário (BCOM) dá apoio durante a realização da 15ª edição da festa que vai até domingo (13), através de uma equipe formada por seis funcionários treinados em pronto-socorrismo e dois funcionários municipais brigadistas contra incêndios. O grupo é liderado pelo Sargento Carpi, além de voluntários, os quais se juntaram à equipe de médicos e enfermeiros, para trabalhar durante as realizações dos eventos de rodeio e musicais. Quanto ao atendimento direcionado à população, este não sofrerá interrupção.

Segundo o Sargento, dentro do projeto de expansão do BCOM instalado em Junqueirópolis há quatro meses, aconteceu o treinamento dos “Bombeiros Municipais”, oriundos do Poder Público Municipal, para atuarem em ocorrências típicas de bombeiros e Defesa Civil, contribuindo para minimizar os riscos à vida, patrimônio e meio ambiente, com cobertura prévia até que viaturas especializadas da corporação cheguem para prestar o apoio necessário.
“A implantação do BCOM foi autorizada pela Prefeitura Municipal, por meio do termo de uso da edificação do antigo escritório da Aceruva, com entrada ao recinto pela avenida Sete de Setembro, local que receberá alterações e reformas, adequações e ampliação com áreas para abrigar as viaturas do Corpo de Bombeiros e ambulâncias, para o atendimento de urgências e emergenciais, além da disponibilidade do caminhão-pipa municipal para o uso no atendimento de casuais ocorrências de incêndio em edificações e coberturas vegetais, sob a responsabilidade do BCOM”, ressaltou.
Ainda de acordo com o Sargento, o BCOM está atendendo em sua sede provisória no interior da Aceruva, onde há uma viatura tipo pick-up Strada, da marca Fiat, zero quilômetro, doada pelo Estado de São Paulo, para o uso operacional e administrativo. “O veículo está devidamente equipado com materiais operacionais compatíveis, como desencarcerador completo para salvamento veicular, mangueira de incêndio, esguicho e uma ambulância municipal equipada com bolsa de primeiros socorros, maleta de oxigênio portátil, prancha longa para transporte de vítima, equipamento de proteção respiratória e lanterna, equipamentos doados pelo 3º Sub-Grupamento de Bombeiros do 14º Grupamento de Bombeiros de Dracena”, ressaltou.
NO COMANDO – A Polícia Militar destacará efetivamente o Sargento Carpi para comandar o BCOM de Junqueirópolis, o qual ofereceu treinamento a todos os funcionários municipais, integrantes da corporação com cursos de pronto-socorrismo e também aos voluntários. Ainda sobre prevenção de acidentes e prontosocorrismo, o Sargento Carpi se coloca à disposição das empresas e outros órgãos do município para prestar cursos sobre o assunto e combate a incêndios, o que pode ser contatado em horário comercial na sede do BCOM. O atendimento à população é feito pelo Disk Socorro 192 (Pronto Socorro local).