Teve início nesta segunda-feira (21), o VII Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas (CICFAI), de nível universitário; o VI CICFAI Júnior, voltado a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio; e o III Congresso de Pesquisa Científica (CPCFAI), direcionado a pesquisadores e profissionais que já atuam em suas respectivas áreas de graduação.

Neste ano, os congressos superaram as expectativas de inscrições e, juntos, somaram 977 trabalhos de 1.903 autores. Foram 583 trabalhos inscritos no CICFAI, 239 no CICFAI Júnior e outros 155 no CPCFAI, sendo 364 orientadores e, destes, 271 não são docentes da FAI. “Esses eventos já calcaram seu espaço em nossa região. Temos, a partir de agora, o momento científico mais importante da Nova Alta Paulista. Nesta oportunidade de divulgação dos ensaios e das pesquisas realizadas pelos estudantes e profissionais, damos mais um passo para a verticalização da FAI dentro do contexto universitário do Brasil”, ressalta o presidente do evento, professor José Aparecido dos Santos.
Vindos de Flórida Paulista, os alunos João Antônio Nunes dos Santos e Natan César Ferreira Buassali, do 8º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Pércio Gomes Gonzales, apresentaram uma análise e comparação da estrutura etária populacional de Flórida Paulista, na primeira noite do CICFAI Júnior.
Para eles, a experiência em participar de um congresso científico é um incentivo para os estudos. “O gráfico que a gente montou é uma pirâmide etária e é muito importante para o planejamento da cidade, porque, através dela, a gente pode perceber as necessidades que a cidade tem como vagas nas universidades, escolas públicas, saúde e valem para os setores privados e públicos”, observam os estudantes.
Os congressos científicos mantêm sua programação aberta à comunidade até esta sexta-feira nas três modalidades: Júnior, Universitário, e para os já graduados. Mais informações pelo telefone (18) 3502-7080.