O município de Nova Guataporanga comemora, hoje (20), seu 54º aniversário de emancipação político-administrativa. Fundada como um povoado por José Alves Ferreira e Antônio Gomes no dia 20 de outubro de 1948, Nova Guataporanga foi elevada à categoria de Distrito em 1953, com sede no município de Tupi Paulista, e somente em 1959 passou a município.
Atualmente, a cidade possui pouco mais de 2.000 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como curiosidade, “Guataporanga” é um nome derivado da língua tupi. Significa “caminhar bonito”, através da junção de gûatá (“caminhar”) e porang (“bonito”).
COMEMORAÇÃO – Para as festividades, uma série de ações têm sido realizadas desde o início de outubro, como quermesse, leilão de gado, torneios de vôlei e futsal, homenagens à cidade em igrejas e escolas, atividades no balneário municipal e shows na praça pública.
Hoje (20), as comemorações começam bem cedo, com a Alvorada, a partir das 6h. Duas horas depois, às 8h, apresentação da Banda Marcial, na Praça Belarmino Rigoleto e Corrida de Pedestre, às 9h, partindo do mesmo local. A corrida será dividida em duas categorias, infantil (até 12 anos) e livre (acima de 12 anos). Haverá sorteio de uma bicicleta entre os participantes.
Ainda neste domingo, às 16h, haverá diversas atividades de lazer abertas a toda a população, no Balneário Municipal. E às 20h, missa em comemoração ao aniversário na cidade, na paróquia Nossa Senhora Aparecida.
tE no próximo fim de semana, a cidade terá em sua programação de aniversário show de música gospel e torneio de bocha. Ainda estão agendados o Encontro de Agricultores do município, para o dia 1º de novembro, e a Cavalgada Rural com diversas comitivas da região, no dia 3 de novembro.